sábado, 25 de abril de 2015

Livro: Paixões, amores e desamores que mudaram a história.

Pense em um livro esclarecedor... Pensou? Sim! Pois é, este livro: ’’Paixões, amores e desamores que mudaram a História’’. É um livro muito interessante!

A autora Rosa Monteiro, a escritora espanhola mais lida na atualidade. Bem, o livro tem a tradução de Maria Alzira Brum Lemos e Ari Roitman, lançado pela editora Ediouro.

Nele você grandes paixões da história, desde os duques de Windsor, á Liz Taylor e Richard Burton. De Evita e Juan Perón à John Lennon e Yoko Ono, entre outras grandes paixões arrebatadoras.

Muito interessante!Existe uma reflexão da autora:

‘‘... dizer que vamos falar de paixão não esclarece grande coisa:na realidade,estamos fazendo nada mais que nomear o caos.O que define a paixão/Qual é a característica substancial que nos faz reconhecê-la?Será um ingrediente sexual desenfreado?Certamente não, porque existem paixões platônicas, os amores galantes dos trovadores, a Beatriz de Dante. Seria mais correto dizer que a essência do passional é a alienação que produz: o apaixonado sai de si mesmo e se perde no outro, ou, melhor dizendo, naquilo que imagina do outro’’.

Fantástico este olhar sobre a paixão! Até porque, quem nunca se apaixonou? Alguns dizem: ’’Ele é o homem da minha vida’’ ou ‘’Ela é a mulher que eu quero casar’’. Mas, o tempo passa...Descobrem que desejo não é amor.Que sexo ,não mantém uma relação por si só.Que a paixão não virou amor. Assim, cada um segue um caminho como estranhos de si.

Sempre digo que é quase impossível fazer juras de amor eterno em relacionamentos de meses. Se, com alguns anos, o ‘’eu amo você’’ chega meio sem jeito.

A paixão é avassaladora, forte e passional. Para uns o outro é ‘’objeto de desejo e posse’’. Se pudessem, colocariam ‘’chips’’’ para seguir 24 horas, o ser ‘’amado’’.

O amor é pacifico brando e livre de posses e desejos. É um pássaro livre para voar sem amarras. É generoso, libertador e transformador.

Vou fazer um pequeno resumo da história de paixão de um casal, que era visto como ‘’alma gêmea’’, mas que sucumbiu pelas drogas e traição. Chegando a ‘’vender uma imagem de amor incondicional’’.

Bem, John Lennon segundo a autora, queria ser ‘’autêntico’’. Isso, no final dos anos de 1960 e início dos anos de 1970.

John Lennon foi um menino ‘’muito infeliz’’. Seus pais Julia e Fred, se separaram muito cedo, e, segundo relatos da época, não eram pais amorosos e presentes na vida do pequeno Lennon.

Seu pai, que era garçom, costumava viajar em transatlânticos e até o chamava para ir junto, mas John escolhia ficar com a mãe. Só que ela o abandonou e fugiu com outro homem, entregando-o para sua irmã ‘’Mimi’’, que era muito ríspida com ele.

Esse fato, o transformou em uma criança ‘’feroz’’, que aos 5 anos de idade foi expulso de uma creche por ‘’aterrorizar uma menininha’’, pois era ‘’cruel,encrenqueiro e violento’’.

Foi um adolescente ‘’valente que maltratava os frágeis’’. Aos 17 anos, junto com Paul Mc Cartney (15 anos) e George Harrison (14 anos) montaram a primeira banda.

Aos 18 anos de idade, ele perdeu sua mãe. Fora vitima de atropelamento. Daí a homenagem através da música: ‘’Mother’’ que dizia:

‘’Mãe, você me teve/
 Mas eu nunca te tive/
Eu te quis/
Você não me queria’’.

Porém, o uso de bebidas e drogas, o tornou um alcoólatra e viciado. Ele ficou violento, chegando a surrar e roubar marinheiros. As mulheres sofriam em suas mãos e era temido por seus amigos.

Mas, ele não gostava do seu passado, tendo relatado à uma jornalista na época:

‘’Lembro que na escola quebrei o vidro de uma cabine telefônica a socos, ou seja, havia uma espécie de lado suicida e outro destrutivo em mim que está se resolvendo para o bem, creio, à medida que fico mais velho, pois a verdade é que isso nunca me agradou.Não gosto de acordar e pensar:’’O que aconteceu?Matei alguém?’’

Mas, foi em 1966 que John Lennon conheceu Yoko Ono. Ela era uma artista plástica sem sucesso e que estava expondo em uma galeria.

Ele, na época, estava no auge com os ‘’Beatles" e, por isso, as más línguas diziam que ela ‘’começou a perseguí-lo desde o primeiro dia’’.

As opiniões da imprensa eram que ela era ‘’ambiciosa ao extremo, de dura e violenta à egocêntrica; de calculista à insensível. ’’É uma pedante insuportável’’.

Enfim, entre casamentos mal sucedidos e uma tentativa de suicídio, ela foi internada em uma clínica psiquiátrica. Seus relacionamentos eram conturbados, indo do sexo à loucura.

Em 1968, apareceu o Maharishi Mahesh Yogui, um guru indiano. E, num ‘’piscar de olhos, os lisérgicos Beatles se tornaram seus seguidores a ponto de ir à Índia atrás dele para praticar meditação’’.

Com o tempo, descobriram que ele era um oportunista e se aproveitava de suas seguidoras. O extremo aconteceu quando, após um período de abstinência em virtude da meditação, John voltou a se drogar. Um coquetel de drogas o fez imaginar que era Jesus Cristo.

Além de tudo isso, John traiu sua esposa Cynthia, quando ela viajava com Yoko. E, quando Cynthia retornou, ela perdera sua casa.Mais uma vez, Yoko se aproveitou da situação.

Mas, a relação de John e Yoko foi conturbada. Ao começarem a viver juntos, eles passaram a consumir heroína e a beber quase todos os dias.

Devido a esse fato, foram internados em clínicas para se desintoxicar. Foi uma luta constante para não voltar a consumir drogas.

Veja que na canção ‘’Cold Turkey’’, ele retrata a luta contra as drogas e o terrível período de abstinência que foi levado a passar. Tanto que ele pediu para ser amarrado por 3 dias em uma cadeira.

‘’ Trinta e seis horas/
Retorcendo-me de dor/
Implorando a alguém/
Que me libere de novo/
Oh, serei um bom rapaz/
Por favor, cure-me/
Te prometo qualquer coisa/
Tire-me desse inferno/
A rebordosa vem me perseguindo’’.

Ambos passaram por uma fase de depressão. Tendo Yoko sido mais forte até porque, John a chamava de ‘’mãe’’. Alguns diziam porque ela era ambiciosa,não querendo perder o momento de sucesso de John.

Em seu último disco, ele mostrou essa dependência dela:

‘’Depois de tudo ter sido dito e feito, nós dois somos realmente um. Os deuses sorriam sobre nosso amor, querida Yoko’’.

Só viviam grudados um no outro, alimentando uma fantasia de identidade. Repetiram e tornaram a repetir ato o fim que eram ‘’iguais’’, que eram almas gêmeas e que se adoravam.

Em 1973, devido a inúmeras brigas, eles se separaram. Ele ficou com a sua secretária, a jovem May Pang e ela por sua vez ‘’perseguia outro homem’’.

Os primeiro 9 meses foram terríveis e a jovem May sofria com os vícios  e as brigas violentas com John.Mas, as coisas se amenizaram e os 9 meses seguintes eles viveram em tranqüilidade.

Em 1980, Yoko Ono reapareceu e acabou com o casamento de John e May. Mais uma vez, eles voltaram à relação patológica.Viviam em "happening", onde ficavam meses em cima da cama conversando com os jornalistas.

Mais uma vez, as brigas eram constantes. A possibilidade de separação surgiu. Mas, eles viviam uma relação atípica apesar de deteriorada.

Bem amigos, eu sei que foi longa essa conversa de hoje, porém acredito que foi muito interessante para quem foi fã dos Beatles. Eu e a ‘’mana abençoada’’ não fomos daquela época. No entanto, hoje curtimos alguns grandes sucessos dessa banda que revolucionou a sociedade da época.

O certo, é que paixões assim aconteceram e acontecem. Vistas como ‘’saudáveis’’elas acabaram sendo consideradas patológicas, como aquelas em que algumas pessoas amam o seu ex-namorado ou marido, sem perceber que ‘’o sentimento morreu’’ e, assim, vivem na esperança de retornarem o relacionamento.

Super dica de hoje!

Bjs,

Alda