quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A mágoa adoece o corpo?

Imagem:Google


Querendo responder a este questionamento, elaborei uma atividade terapêutica e selecionei alguns recursos materiais, para que a atividade fosse auto-expressiva.

Fiz a atividade em 5 enfermarias e, após as sessões, coletei relatos e analisei as atividades. Mas, fiz minhas observações juntamente com as ponderações para cada paciente e em conjunto.

O que constatei? Durante um mês, consegui verificar que de 6  pacientes internadas com diagnóstico confirmado de câncer de fígado, pelo menos 2 projetaram na atividade realizada sentimentos de raiva e mágoa.

Uma das pacientes ficou surpresa, ao perceber que nutria uma mágoa de seu ex-marido e este sentimento negativo havia tomado uma dimensão muito grande em sua vida. 

Na atividade terapêutica ficou bem claro. A simbolização por meio das cores e dos sentimentos negados, mas revelados, as fizeram refletir. O passado era o seu presente, entretanto o seu presente era ‘’a mágoa’’.

Ao final de cada sessão, cada paciente conseguiu perceber a sua dificuldade de elaborar experiências passadas, que geraram o tal sentimento, assim como o atendimento proporcionou a percepção e até certa elaboração.

Após alta médica e da terapia ocupacional, foi feita a orientação quanto à necessidade de buscar atendimentos terapêuticos, pois  eram sentimentos gerados, alimentados e nutridos ainda no presente e que em uma só sessão terapêutica não poderiam ser resolvidos.

Enfim, penso que a mágoa é um ácido corrosivo. Ele cai na corrente sanguínea até chegar ao coração e depois se desvia como ‘’braços de rios’’ pelo corpo, deixando o corpo adoecido.

Bjs,
Alda