quinta-feira, 19 de março de 2020

Sugestão de leitura


Que livro fantástico! Um livro não só para ser contado para as crianças, mas que pode ser utilizado como material de pesquisa escolar sobre a cultura africana, devido à riqueza das informações culturais.

Foi escrito por Gcina Mhlophe e ilustrado por Rachel Griffin, publicado no Brasil pela Editora Ciranda Cultural, e teve sua primeira edição impressa na China, pela PrintplusLtd.

Você lerá e se encantará com oito contos africanos, intitulados: Nolwandle – a menina das Ondas (Namíbia), Makhosi e os Chifres Mágicos (Malauí), Masilo e Masilonyana (Lesoto), O Grande Caçador (Suazilândia), Vento do Mar (Senegal),Ananse e a Missão Impossível (Gana), A História da Mãe Sábia (Sudão), e Tudo Muda, Tudo Passa (Etiópia).

Uma riqueza de pesquisa! Vem com o mapa da África, e a origem deste continente. Todos os países de origem de cada conto são descritos em detalhes, o que enriquece muito a leitura.

Gostei do conto Makhosi e os Chifres Mágicos, pois conta a história de um menino chamado Makhosi, que teve que se aventurar até a casa do seu tio curandeiro, com a missão de conseguir salvar seus pais que estavam muito doentes.

O menino saiu com o seu touro branco. O touro seguia bem rápido. Até parece que já sabia o caminho. Durante a jornada, após descansarem, foram surpreendidos por uma manada de búfalos, e, depois disso, uma nova aventura começa.Que tal você descobrir o desfecho dessa narrativa encantadora?

Super indicação de leitura!

Alda de Cássia

Crédito da revisão: Sylvia Calandrini