segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

LIVRO: Prometeu acorrentado



Que históriaaaaaaaaaaaaaa...Fantástica! O livro é ‘’Prometeu acorrentado’’, um dos clássicos da literatura universal. Escrito por Ésquilo. É uma tragédia grega. Quem é Ésquilo? Um dos grandes dramaturgos de todos os tempos. O livro foi adaptado por Luiz Galdino e faz parte da serie ‘’Recontar Juvenil’’ e foi publicado pela editora Escala.

Confesso que, depois que terminei de ler, fiquei ‘’inquieta’’, pois o o drama me deixou ‘’muito mexida’’. Você poderia perguntar: "Então, porque a Alda está recomendando como leitura? Como faz indicação?"

Pois bem, pelo motivo de ser uma leitura impactante emocionalmente, onde a figura de um deus vingativo chamado Zeus faz com que Prometeu filho de Titã Japeto e irmão de Atlas e Epimeteu  fosse punido .

Qual o crime? Roubou o fogo dos deuses para entregá-lo à Humanidade, a fim de que ela criasse uma vida melhor.O fato é que, ele roubou por duas vezes e, por isso, irritou o grande deus Zeus.

O que me deixou ‘’mexida’’? A vingança de Zeus.Qual ? Ele foi acorrentado no Cáucaso . O que é Cáucaso? Uma cordilheira de montanhas situada entre o Mar Cáspio e o Mar Negro.

Só isso? Não!! Acorrentado por toda a eternidade. Pernas e braços e um prego enfiado em seu peito.Sem esquecer que prometeu era imortal então, sofreria para a vida toda.

Mas, ele não se curvava, apesar da dor. Ele jamais se curvaria para a injustiça. Sua dor era imensa, mas ele não se arrependia de ter ajudado os mortais.

Mas, Zeus não satisfeito foi além. Para aumentar sua vingança e  a dor de Prometeu ele enviou uma águia que arrancava o fígado com o bico durante o dia.

Á noite, o fígado cicatrizava e no dia seguinte a águia voltava e fazia o serviço novamente, sem dó e piedade Prometeu, apesar da terrível dor, gemia quase em silêncio aceitando o terrível castigo de Zeus.

Por que, indicar o livro como leitura? Primeiro por ser um clássico da literatura universal e segundo por fazer o leitor refletir o este sentimento tão destrutivo: Vingança.

Por certo é uma história onírica grega, no entanto, quem nunca conheceu ou ouviu falar de alguém que é capaz de fazer as piores atrocidades para se vingar de alguém?

Qual o final? Bem, não posso contar. Porém posso dizer que o bem sempre vence, que por mais que exista vingança, no mundo onírico ou real.

Indicação de leitura!

Bjs,
Alda de Cássia 
*Imagem:Livraria Machado de Assis