segunda-feira, 28 de março de 2016

O olhar que fala.


Você, alguma vez já conseguiu ouvir o que uma pessoa falava com o olhar? Sim, para alguns seria absurdo, mas existem palavras que são ditas com o olhar. Não só os enamorados falam com o olhar, como também os indignados com as injustiças, os contrariados com as palavras que discordam e os felizes por uma conquista.

No hospital em que trabalho, ‘’ouço’’ pedidos de carinho, de ajuda e de conforto. Há dias que parecem que os olhos de alguns pacientes gritam de tanta angústia e tanto desamor em silêncio.

Semana passada, uma de minhas pacientes ‘’falou com os olhos’’, a ingratidão dos filhos. Na primeira sessão terapêutica, ela apenas disse que, não tinha acompanhante, porém, com o decorrer dos outros atendimentos, ela revelou por palavras o abandono afetivo.

Sim, ela possui 5 filhos, mas segundo as suas próprias palavras:’’Eles não querem saber de mim’’. Meu Deus, ouvir aquela senhora de quase 60 anos de idade falar com lágrimas nos olhos, deu-me a certeza de que tive no primeiro dia, o de profundo desprezo da família.

As outras pacientes e acompanhantes tentaram minimizar tanto abandono afetivo. Mas como ‘’calar o coração’’ destruído pela ingratidão? Como? Falar o que? As palavras se perderam em minha boca, eu apenas estendi minhas mãos e apertei forte a dela e disse em silêncio: "Eu estou aqui!’’.

Bjs,
Alda 



Fonte: Ilustração do Blog ficaratantopordizer.blogspot.com.br