segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Refletindo sobre o ano de 2020


Um ano muito difícil. Ano de vidas perdidas que acabaram virando estatística de um cenário de Pandemia. Não era mais um, e sim a ‘’A dona Maria’’, o ‘’Senhor João’’, a ‘’mãe da minha amiga’’, ‘’ a vizinha daqui de perto’’ ou o ‘’meu familiar’’.

Um vírus que não escolheu e não escolhe posição social, nem cor e sexo. Ele ainda continua ‘’ameaçando o ar‘’ que respiramos. Usar máscara ou não usar máscara? Sempre foi e será uma escolha muito pessoal. O usar significa amor a si e ao próximo, e o não usar uma ‘’sentença de morte’’ para todos.

Nosso cheiro mudou. Até o mais caro  perfume  foi substituído pelo ‘’álcool 70% ‘’. Sapatos na porta. Mãos lavadas com muito cuidado. Touca, luva, capote e face shield para alguns um item essencial na bolsa ou mochila e não batom ou pente.

Nunca foi tão ‘’assustador’’ respirar sem máscara nas ruas. Vi pessoas com ’’três máscaras’’ no rosto, outra no queixo e outras penduradas nas orelhas. Quem usava reclamava. Quem fingia usar... Justificava como ‘’sufocante’’, e quem não usava, ‘’não vou pegar’’.

Ahhh! Nunca assistimos pelas redes sociais tantas covas sendo abertas. Nunca sentimos tanto a falta de quem nos amou ou amamos. Nunca ouvimos tantos gritos de desespero por um leito de UTI ou da dor pela perda afetiva.

Li um pôster que dizia: Sabe aquela roupa que você usou no ano novo para dar sorte em 2020? Queime !!! ou ‘’O ano de 2020 veio com vírus, Vou reiniciar o ano!’’. Pois é, no início era falado como forma de humor, mas hoje de desrespeito pelas vidas perdidas.

Não sei se a vacina vai nos salvar, mas sei que me salvei de todos os sentimentos ruins que poderiam ter mudado o meu modo de viver este 2020. Confesso: rezar o terço todos os dias passou a ser minha forma de não deixar que o medo da morte fizesse ou faça morada no ‘’eu sagrado’’.

Não está sendo fácil!! Não tenho certeza, se amanhã terei tempo de perdoar quem me ofendeu, de realizar meus sonhos, de contribuir para a felicidade de alguém, mas sei que nada pode ficar para ser dito amanhã, pois não sei o amanhã.

Meu sentimento de 2020 era esperança e hoje além de esperança... Gratidão! Estou aqui escrevendo e você lendo. Qual o meu sentimento? Gratidão por estarmos neste momento conectados com o maior desejo... O fim da Pandemia!

Este ano foi atípico e sei que o Natal não será de ‘’casa cheia’’, pois é preciso evitar a aglomeração, assim como sei que em algumas casas a família vai estar incompleta por motivo da perda de um ente querido, mas sei que aqueles que estiverem juntos na ceia estarão felizes pela presença e não pela ausência.

Enfim, desejo do ‘’fundo do meu coração’’ que na noite de Natal possamos rezar um ‘’Pai Nosso’’ em nome de todos aqueles que tiveram suas vidas ceifadas por um vírus tão devastador, para que sintam o nosso maior e melhor abraço repleto de saudade e agradecimento.

 


Alda de Cássia

Foto: Arquivo Pessoal 

Revisão: Vitória de Cássia