quarta-feira, 22 de junho de 2016

Livro: O sapinho guloso.


Que livrooooooooooo! Foi lançado pela Editora Paka-Tatu, sob a autoria de Rufino Almeida e com as ilustrações Roseli Sousa e Esmael Raymon. O autor nasceu às margens do rio Aicaraú, Município de Barcarena, aqui no Pará.

O certo é que gosto muito de ler livros infantis. Não só porque trabalho com crianças, mas também por que eles me abrem “um leque” de possibilidades para criar meus contos infantis.

Assim que lançar meu livro e da ''mana abençoada'' de contos, pretendo fazer a revisão de alguns que criei para o público infantil. Confesso que estou meio“enferrujada”, pois estou junto com a “mana abençoada”no projeto desse livro, e estou com “bloqueio criativo”para outras iniciativas.

Cada página foi uma experiência de reencontro com a minha infância. Quando éramos pequenas, eu e a “mana abençoada” brincávamos com sapos. Esquisito? Pois é, éramos umas crianças atípicas em relação às nossas amiguinhas de escola.

Era cada “sapão” (rs)... Mas vamos lá!

A história fala de um sapo que morava em uma reserva ecológica. Ele era muito comilão. Segundo o autor, ele era “o terror das festas de aniversário”, tanto que os outros animais começaram a não mais convidá-lo para as festas.

Agora, imagine ser “bloqueado” por ser comilão!Imaginou? Deve ser muito ruim. Você não acha? Mas o sapinho não aceita essa situação, e tanto faz até que é convidado para a festa do papagaio.

Ah! Só para dar vontade de ler, a perereca, sua amiga,é quem o leva para a festa, acreditando em sua palavra, pois prometeu que ia se comportar, sendo bem educado e comendo pouco. Mas, no final,...Ops...Quase que falo! (rs)

Uma sugestão: o livro pode ser utilizado como leitura paradidática nas escolas, pois celebra valores como a amizade, a confiança, companheirismo, ou seja, o “bom da vida de todos nós”. Existe um projeto da Editora Paka-Tatu que vai além do livro, sobre o qual futuramente vamos falar por aqui.

Super dica de leitura infantil!

Bjs,
Alda

Agradecimentos à Sylvia Calandrini. Nossa mais nova colaboradora na revisão que inicia hoje esta caminhada junto conosco no blog.