domingo, 15 de outubro de 2017

LIVRO : Volta ao mundo dos contos - Nas asas de um passarinho (Indicação literária )


Este livro, ’’Volta ao mundo dos contos nas asas de um pássaro’’, foi adaptado por Catherine Gendrin, tendo ilustrações de Laurent Corvaisier e adaptado por Heitor Ferraz Mello. Ele foi lançado pela editora SM Ltda e é um livro que podemos chamar de ‘’perfeito’’.

Com inúmeros contos, de todos os cantos do mundo, todos adaptados e com referência às fontes. Contos da mitologia grega, marroquinos, da Costa do Marfim, ciganos, russos, da Sibéria, China,Vietnam entre outros.

A cada página virada, o leitor ‘’ganha um presente’’. Todos os contos são ricamente ilustrados. Perfeitos para quem gosta de contos... AMEI! Por isso, compartilho essa super dica literária.

Logo de início existe um texto, que explica como as histórias foram criadas. Onde fala da criação de Deus e onde Ele teve a preocupação de criar um casal de cada espécie.

Alegoricamente, é contado que Deus pegou o barro para fazer o homem e a mulher. Sentado em sua poltrona, ele esperava que saíssem do forno para moldá-los.

Só que Deus dormiu... Foi quando percebeu que um cheiro de queimado vinha do forno. Ao tirar o barro, Ele percebeu que eles estavam queimados. Suas criaturas ‘’ estavam queimadas, negras da cabeça aos pés, cabelos frisados pelo calor... Ele as examinou, caiu na gargalhada e pensou: ’’Eis o mistério da criação! Elas são magníficas como as noites estreladas. Vou guardá-las!’’.E as colocou na África.

O certo, é que Deus, todas às vezes que colocava o barro no forno, via que novas criaturas eram criadas. Assim, criou homens e mulheres para a Europa e Ásia. Mas Deus viu que não havia mais lugar na Terra para suas criações e resolveu criar algo que não ocupasse espaço. E ‘’inventou o conceito’’.

Em uma panela Ele colocou os ingredientes para criar o primeiro conceito... Conceito do AMOR... Deus não sabia para quê, mas mesmo assim depositou um pouco nas costas ‘’ do senhor tartaruga e da senhora tartaruga’’.

O tempo passa e Deus descobre, que ao lado do senhor e da senhora tartaruga, existem três tartaruguinhas que Ele, Deus, não criara!

Deus ao perceber que o conceito de amor levaria a criação de mais e mais espécies resolveu que foi uma criação desastrosa, porém outros animais viram o carinho e a paixão das tartarugas pelas suas tartaruguinhas e foram com Deus desejar o mesmo.

Deus vendo que os filhos dos filhos dos animais levariam a uma superpopulação de espécies, resolveu criar o conceito da MORTE e comunicou os outros animais que pouco se importaram com isso.

Nasceram assim muitos hipopótamos, girafas e chimpanzés.Os homens brancos se envolveram com as mulheres negras e assim uma outra raça foi criada.

Deus achou uma ousadia, mas quando viu os filhos desses homens e mulheres viu sobre o olhar poético que ‘’deu muito certo’’ e não se importou mais... ’’

‘’Assim, a vida continua com seus nascimentos e mortes. ’’

Mas, quando você pensa que a história acabou... Uma surpresa... Deus nota que a única que não pediu crianças era a pedra.

A pedra foi firme em dizer que detestava crianças, que só queria ser eterna. É por isso, que a pedra é imortal, já que ela ‘’recusou sua parte de amor e de felicidade’’.

Ah, aquela frase: ele tem ’’um coração duro como pedra’’, faz referência quando dizemos que a pessoa é malvada igual uma pedra.

( ... )

Onde entrar a criação das histórias?Muita calma neste momento (rs).Os pais vão procurar Deus dizendo que, apesar das crianças serem adoráveis, elas são muito inquietas  e eles gostariam de algo para deixá-las mais tranquilas e pudessem fazer com que dormissem!

Ao perceber ‘’as olheiras de cansaço dos pais, Ele precisa fazer algo urgente e então pega de volta a sua panela e coloca novos ingredientes, como: projetos de invenções, ideias esquecidas, sonhos loucos, besteiras de crianças... Faz uma mistureba, prende rapidamente com barbante e dá alguns pacotinhos para os pais’’.

‘’ – Contem isso para eles, é um novo conceito que se chama histórias!’’

Que lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaa história, não é mesmo? É por isso que não tem como não se apaixonar por este livro. Do começo ao fim, é só encantamento.

Mega super dica de hoje!
Imperdível!!


Bjs,

Alda de Cássia