domingo, 13 de dezembro de 2020

Emoção à flor da pele

 

Lendo a revista ‘’Viver Mente cérebro’’ descobrir o motivo de ter sentido ‘’aquele arrepio’’ ao assistir o vídeo ( compartilhado por aqui ) com a música que cantei com amigos e colegas de trabalho no Natal do ano passado...Até citado por uma amiga da forte reação emocional ao assistir!

O artigo ‘’Emoção à flor da pele’’ conseguiu explicar este efeito sensorial que senti no sistema nervoso autônomo. Bem, o que é o Sistema Nervoso Autônomo Alda? Vou falar de forma bem simples: é um sistema que age independente do meu ou do seu controle, é involuntário.

É importante dizer que a reação ao ouvir uma música é muito particular. Para uns a música é agradável, mas para outros pode parecer enfadonha. Não é mesmo? Cito que adoro escutar seresta, clássicos, chorinho, brega, lambada e até valsa, mais um motivo que eu e a minha irmã fomos ricamente estimuladas a escutar desde a infância.

Eckart Altenmüller que dirige o Instituto de Fisiologia Musical e Medicina da Música da Escola Superior de Música e Teatro em Hannover  menciona que as  características de personalidades... Influenciam... na forma de reagir a certos sons. Vários estudos comprovam o que os psicólogos comportamentais já sabem: tensões e relaxamentos são componentes essenciais da vivência emocional dos ouvintes.

 Devido a Pandemia deixei de usar a música como mais um recurso de intervenção da terapia ocupacional. Fiz a opção de continuar apenas com a contação de histórias, pois devido à higienização da caixa de som o tempo ficou mais limitado.

Enfim...Prometo ‘’voltar com a corda toda’’, pois retornei as minhas pesquisas e estudos em relação ao uso da música com poder terapêutico.

Alda de Cássia

 *Imagem: Clube Materno

Revisão: Vitória de Cássia