domingo, 22 de fevereiro de 2015

Livro: Diário de Pilar em Machu Picchu.

Um belo livro!! Quem nunca teve um diário?Eu e a ‘’mana abençoada’’ tivemos os nossos!!Eu me lembro que nele colocava ‘’meus segredinhos de adolescentes’’ (rs). A minha primeira ‘’paixão’’ pelo meu primeiro professor de Inglês, o professor Lorri. Um gato na época(rs).

Ah,meu diário praticamente era o ‘’meu terapeuta’’, pois falava das incompreensões  com a nossa mãe que não nos deixava ir para as festas com as nossas colegas dizendo sempre:’’voces não tem idade para sair à noite’’.Na época ficava ‘’ p... da vida’’(rs),mas hoje sei que foi a melhor coisa que ela fez, pois não bebemos, não fumamos e tivemos uma adolescência bem saudável.Ricas de muitas literaturas e filmes de clássicos.

Pois bem, retornando o que me levou até aqui(rs)... Vou compartilhar sobre este livro: ’’Diário de Pilar em Machu Picchu’’ da escritora Flávia Lins e Silva, com ilustrações de Joana Penna da editora pequena Zahar.

A ‘’mana abençoada’’, foi quem fez as devidas apresentações entre eu e o livro (rs). Ela disse: ’’Esse você vai gostar!’’. Verdade!! Confesso que adoro ler livros que falam de lugares exóticos. Assim foi com os livros da escritora Daniela Chindler: ‘’Espetinho de gafanhoto, nem pensar!", "Diário de uma viagem á Tailândia e ao Vietnã" e ‘’Hambúrguer era de carneiro". "Diário de uma viagem á Índia’’. Tendo o primeiro ilustrações de Suppa e o segundo de Mariana Massarani ambas pela editora Rocco.

Bem, este segundo livro é muito interessante visualmente.Com ilustrações que enriquecem o texto, ou vice-versa.Sou uma leitora adulta,mas de espírito de criança. Por isso, fico tão encantada com estes livros.

A literatura infanto-juvenil tem me chamado atenção. Até já fiz uns 15 contos novos, só com alusão a este universo. Todos nós já fomos crianças e adolescentes um dia! Quem ainda não se encanta com esta literatura?

O livro do qual estou referindo agora, fala de uma jovem chamada Pilar, que escreve um diário onde conta uma pouco de sua vida. Da crise de asma, possivelmente, causada pelo seu gato Sampa, até a indisposição com a sua família para ‘’se livrar do gato’’por motivo de saúde.

Em certo dia, ela recebe em seu quarto um amigo e junto com ele tentam achar o ‘’Sampa‘’, que sumiu misteriosamente. Ao ser transportada para o Peru junto com o seu amigo Breno, através de uma rede mágica, uma nova história é contada.

Lindos pontos turísticos são apresentados. A história é de uma leveza que, a cada página lida, você tem a sensação de estar em Machu Picchu!

No caminho encontram um filhote de Lhama, Yma e Cori é a aventura é uma viagem ao Peru, sem sair de casa...

Dica de hoje!

Bjs,

Alda