segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Humanizando a saúde






















Pois bem, lendo um artigo na Revista ‘’Psique’’, seção ‘’’Dossiê’’, chamado ‘’Humanizando a saúde’’, comprovei que o artigo é real. Sim, porque fala da importância de contar histórias no ambiente hospitalar.

O artigo fala do perfil do contador de histórias para o público infantil, entre outros benefícios da contação no tratamento. Fala sobre o inicio do projeto da Associação ’’Viva e Deixe Viver’’. Por sinal, um lindo trabalho.

Lembrei que comecei a contar histórias para os pacientes (crianças) internados, no local onde trabalho, de forma tímida, pois era a primeira vez que utilizava contos como mais um recurso terapêutico na terapia ocupacional...As crianças eram poucas(Cirurgias cardíacas).

Com o tempo... AMEI e AMO contar histórias para adultos. A diferença é que além de histórias da literatura universal, utilizo alguns dos meus contos terapêuticos...Contos sempre com o ''Para Refletir'' .

Um dia, após contar o conto’’ O abraço’’ ( livro:Contos Terapêuticos: À Procura de Respostas), que fala da necessidade de abraçar como forma de dizer ‘’Estou aqui... Conte comigo’’, a paciente falou que um abraço era tão simples e tão necessário para quem recebe.

Sim, é preciso humanizar o ambiente hospitalar. É preciso quebrar paradigmas. É primordial sair da zona de conforto e criar novas formas de intervenções, pois nada é tão prazeroso que ver sorrisos e ouvir agradecimentos após a reflexão sobre o conto.

Enfim, crescemos ouvindo histórias de contos e fadas. Hoje conto fábulas e contos com contexto terapêutico e posso comprovar que os efeitos são salutares.

Bjs,
Alda de Cássia 

*Imagem: Passeioskids.com