sábado, 11 de julho de 2015

Brincadeira de gente grande.

Assim é o titulo do artigo da psicóloga e psicanalista, editora-chefe de Mente e Cérebro, Glaúcia Leal, que também é jornalista.O artigo é muito interessante!

Antes de começar a falar sobre o artigo, vou contar uma experiência própria... Semana passada, eu e a’’mana abençoada’’ estávamos em uma de nossas saídas literárias e, ao chegarmos a um shopping aqui em Belém, encontramos várias mesas em frente à livraria Saraiva e algumas pessoas entre jovens e adultos pintando.

Era a tal ‘’Arterapia’’, onde pintar passou a ser coisa séria! Foi então que entrei nesta ‘’moda’’. Comprei um livro de ‘’Mandalas e outros desenhos budistas para colorir’’.

Confesso que fui resistente, porque sou hiperativa e, ficar sentada por algumas horas pintando tantos desenhos, minuciosamente detalhados, seria um ‘’castigo para a minha tolerância’’.Mas como gosto de desafios...Aceitei!

No final deste bate-papo vou mostrar a minha produção artística.Confesso, que falta um pouco mais de retoques. No entanto, para quem é hiperativa, foi um desafio em tanto!!

Vamos lá!

A autora reflete que em um mundo em que ‘’As pessoas se sentem tolhidas, têm dificuldades de fazer escolhas e intervir de forma efetiva para mudar situações que as incomodam. Transformar uma página com traços em preto e branco numa pintura alegre pode ter efeito terapêutico... ’’

Verdade! Glaúcia relata que um fabricante de lápis, a Faber-Castell, vendeu mais que o ano passado seus estojos para pintar esses livros de colorir, que ultrapassam a venda de livros de Autoajuda.

Livros como: ‘’Floreta Encantada’’ e ‘’Jardim’’, ambas lançadas pela editora Sextante, tiveram uma extraordinária venda, onde pintar flores, àrvores e galhos é convidativo ao prazer, já que existem objetos escondidos nas páginas.

Outra reflexão de Gláucia Leal, é que pintar esses livros pode diminuir o estresse do dia a dia. O foco no pintar permite que a pessoa desfoque de seus problemas.

Enfim, o artigo é muito interessante. Pois, quem não conhece alguém que não tenha um livro desses em casa? Aqui, somos duas, eu e a nossa mãe que ‘’vira e mexe’’ vem trazer suas ‘’obras’’ para serem avaliadas por mim.

Olhe minha inspiração! (rs)



             Super dica de hoje!

Bjs,
Alda