quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A culpa






Ao retornar para casa ouvi uma conversa entre uma moradora de rua e o seu companheiro: "Eu não fiz nada para ninguém. Eu não tenho que me sentir culpada por nada’’.

Ahhhhh, culpa...Um sentimento que digo ser destruidor  para quem sente. Seria como andar em areia movediça. Querendo caminhar, mas com medo de cair. Se bem que este sentimento é um veneno estocado ‘’no coração’’, que mata lentamente.

Sempre digo para os meus pacientes que o sentimento de culpa, ou melhor, todo sentimento negativo, é destruidor da paz de espírito e gerador também de doenças. Pois como viver com algo que ‘’queima sem ninguém ver’’?

Em uma das minhas ponderações, durante uma atividade terapêutica, eu percebi que a ‘’culpa’’ está presente quando o adoecimento provoca a internação.

Relatos como: ‘’Se eu estivesse cuidado da minha saúde não estaria aqui’’, ‘’Eles têm culpa, se eu tivesse cuidado menos deles e mais de mim, eu não estaria internada’’ ou ‘’Eu sou culpada por isso, estou aqui’’.

O certo, é que precisamos elaborar os sentimentos ruins, para não carregá-los que nem uma mala velha cheia de coisas que não dão mais. Se livre dos sentimentos ruins e agregue sentimentos bons.

Bjs,
Alda