quinta-feira, 1 de junho de 2017

Prioridades

*
Quais são as suas?Acredito que, precisamos definir nossas prioridades, caso contrário, tudo pode ser adiado para amanhã. No hospital onde trabalho como terapeuta ocupacional, escuto muito durante as atividades terapêuticas: ‘’Eu nunca parei para cuidar de mim‘’ ou ‘’Quando sair daqui vou cuidar da minha saúde em primeiro lugar!’’.

Sim, sim até digo como reflexão: ‘’Muitas vezes, cuidamos do marido, dos filhos, da casa e até do periquito, mas de nós mesmo esquecemos e acabamos nos anulando dentro da nossa vida’’.

Em uma atividade terapêutica direcionada, foi nítido o descaso de uma paciente com a saúde pela falta de priorizar o cuidado de si.Ela acordava e dormia cheia de afazeres domésticos e não saia nem para fazer uma atividade física, por exemplo.

Quando durante uma atividade terapêutica (pintura), a ‘’vida se revela’’, é possível perceber a transformação proporcionada pela atividade e a necessidade da paciente em buscar qualidade de vida após sua alta médica, assim como o aumento da autoestima no dia seguinte pós atividade terapêutica.

Deixo sempre uma mensagem final que diz: ’’Algumas vezes, nós nos anulamos e vivemos no automático. Pense sobre isso e priorize o que precisa e siga com a certeza que cada dia deve ser vivido e não ‘’sobrevivido’’. Não é mesmo?’’

E você? Já definiu suas prioridades para hoje?

Bjs,
Alda

* Imagem: Gestão por processos e projetos