segunda-feira, 23 de maio de 2016

Livro: Contos dos primeiros povos-Lendas Indígenas Brasileiras em HQ.

São 3 contos neste livro:’’A criação da noite’’, ‘’Aruaná’’ e ‘’Mandioca – o pão indígena’’. São lindos contos e com ilustrações belíssimas. Uma viagem ao mundo indígena em HQ.

Vou compartilhar com as minhas palavras, o conto "A criação da noite’’, mas sei que não conseguirem retratar a beleza e a riqueza do conto, mas vou tentar fazer você ter vontade de ler.(rs)

Conta a história da criação da noite. A noite estava no fundo do rio. Era guardada pela grande cobra, a Boiúna. Ela tinha uma filha, que se apaixonou por um jovem guerreiro.

Os dois se casaram.A festa durou muitos dias, porém a índia não queria dormir com o jovem marido. Então, ele foi até a Boiúna e falou do seu problema e disse que amava a indiazinha.

Então, a Boiúna resolveu dar um descanso para o sol. Ela deu ao guerreiro um tucumã.Ele curioso, o abriu. Foi quando a noite chegou. O guerreiro dormiu com sua amada. No entanto, a noite não ia mais embora.

E agora, o que fazer? Foi quando a índia criou um Cujubim (pássaro), que cantava todas às vezes que o dia nascia e deu a coruja a função de cantar a noite toda.

Após este fato, cada pássaro passou a cantar na sua vez e assim a noite se separou do dia.

Ufaa! Espero ter ‘’captado’’ o melhor do conto! (rs)

Super dica de leitura!

Bjs,
Alda