domingo, 29 de junho de 2014

O que o estresse faz com a digestão.


Na revista ’’Viva Saúde’’, da editora Escala, achei muito interessante este assunto, que fala: ’’O que o estresse faz com a digestão’’.

O texto é de Leonardo Valle e diz: ’’O vilão provoca mudanças hormonais, distúrbios no peristaltismo e deixa o estômago vulnerável a inflamações’’. Uma palavra pequena, mas com um poder de devastação que dá dor no estômago.

Segundo o artigo, constatou-se em um Encontro do Colégio Americano de Gastroenterologia, realizado em 2010, que pessoas com distúrbios no sono têm maior propensão de apresentar má digestão. De quanto seria? Seria mais ou menos, 3,5 vezes!

O Dr.Fábio Kassab, gastroenterologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz(SP), pergunta:’’Quem nunca apresentou uma dor de estomago ou uma diarréia nas horas de tensão,por exemplo?’’.

Bom, eu, na verdade, não tenho muita fome em épocas que tenho que apresentar algum trabalho. Tenho amigas que tomam ‘’os magnésios da vida’’ e outras ficam tão tensas que sentem ‘’dor na boca do estômago’’.

Você pode até querer saber: O que é afinal este tal estresse?Então, vou citar o que a Doutora Claudia Chang,  endocrinologista e metabologista  pela Universidade de São Paulo (USP), declarou neste artigo: ’’Ele é a soma de respostas físicas e mentais causadas por estímulos externos. Assim, são produzidos hormônios de luta ou de fuga,como cortisol, adrenalina e noradrenalina’’.

Enfim, um rico artigo que você deveria ler já que mostra em imagem o processo de digestão do alimento, assim como fala de úlcera, gastrite, má digestão, doenças inflamatórias, náuseas, refluxo gastresofágico e intestino irritável.

Dica de hoje!

Bjs,

Alda