sábado, 29 de dezembro de 2018

Game over no escape do xixi







Sim, este é o título de um artigo da Revista Saúde é vital! Que interessante, pois foi escrito por André Biernath e Diogo Sponchiato na seção Medicina.

É bem curtinho o artigo, mas grande em conhecimento, até porque não sabia que os videogames podem ser também utilizados em pacientes que possuem incontinência urinária.

Pois bem, os profissionais da Universidade de Montreal, no Canadá, utilizam os videogames em mulheres com mais de 60 anos de idade que possuem dificuldade de ‘’segurar o xixi’’.

Participaram 24 pacientes que tinham um objetivo ‘’ mexer o esqueleto em jogos de dança’’.Segundo o fisioterapeuta Chantal Dumoulin, o exercício feito fortalece os músculos do assoalho pélvico e que com o passar do tempo fica enfraquecido.

O uso da dança virtual até favoreceu a adesão dos pacientes à Fisioterapia, mas existem as restrições. Por isso, pela recomendação do urologista Carlos Alberto Bezerra é preciso ter cautela, já que pacientes que possuem problemas ou limitações de movimentos não são indicados.

Bjs,
Alda de Cássia

 * Imagem: G1- Globo.com