quinta-feira, 24 de julho de 2014

Contos Indígenas Brasileiros.


Este é o livro que indico hoje, como leitura: ’’Contos Indígenas Brasileiros de Daniel Munduruku, com ilustrações de Rogério Borges, da Editora Global.

Um livro que fala das sociedades indígenas ‘’movidas pela poesia dos mitos’’.

Eu o li recentemente e achei muito interessante para compartilhar com você. 

Segundo Daniel Munduruku: "O Brasil é o país da diversidade cultural e linguística. Aqui, em nossas terras, convivem mais de 250 povos diferentes, falando 180 línguas e dialetos, morando em todos os estados desse imenso país. São mais de 750 mil pessoas, segundo os últimos dados do IBGE, que buscam manter acesas as chamadas de sua tradição e o equilíbrio de suas próprias vidas’’.

Cito aqui, algumas histórias contadas neste livro, que possui uma leitura acessível a quem deseja conhecer um pouco das tradições, histórias e crenças deste povo que lutam para preservar, o que poucos dão valor: A natureza.

Conta sobre os povos: ’’MUNDURUKU’’, com o mito Tupi que possuem 12.000 habitantes, e cuja língua é Mundurukus;’’GUARANI’’, com o Mito Guarani que conta a história do roubo do fogo.Sua família é TUPI Guarani,cuja a população é de 35.000 habitantes e cuja língua falada é: ‘’M´bia, nhandeva e Kaiowá’’.Outros como:Mito Nambikwara,Mito Karajá, Mito Terena, Mito Kaingang; Mito Tukano e Mito Taulipang.

Bom, vou citar o Mito Tupi, que representa o Povo Munduruku, que é o primeiro dentre outros deste livro: O que significa ‘’MUNDURUKU’’? Antes de qualquer coisa, significa: Formigas Gigantes ou compridas. São reconhecidos como um povo guerreiro e poderoso. Presentes nos Estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso.

São nada menos que 12 mil pessoas, aproximadamente. Segundo o autor, são 250 anos de contato deste povo com a cidade, sem perder suas cultura e tradição e cultuados por meio de rituais e de suas línguas.

Este mito, conta que na época da criação do mundo, os povos Munduruku viviam distantes, sem tradições e brigando entre si.

Nesse contexto, surgiu ‘’Karú-Sakaibê’’, que era considerado o heroi criador e civilizador. Segundo os mais velhos, foi ele que criou as montanhas e as rochas, ‘’soprando em penas fincadas ao chão’’.

Sendo ele Karí-Sakaibê, criador do mundo e vendo a desarmonia deste povo, resolveu uní-los para lembrar que eles tinham a função de cuidar da obra criada por ele como: rios, marés, animais, aves e igarapés.

Por isso, contam que Karí-Sakaibê andava com o seu fiel amigo ‘’Rairu’’,que chamavam de assistente na obra da criação. Pois bem, um dia Rairu brincando com as folhas, gravetos e cipós fizeram uma figura de um tatu.

Amanhã continuo esta história.

Bjs,

Alda