terça-feira, 28 de julho de 2020

Bate-papo sobre Terapia Ocupacional - Humanizando e buscando a qualidade de vida.

Terapia Ocupacional - Humanizando e buscando a qualidade de vida.

Durante atendimento no Setor de Estimulação Precoce

Eu vou tentar falar de forma acessível sobre o trabalho do terapeuta ocupacional aqui no blog Diário das Gêmeas Paraenses já que, sou terapeuta ocupacional.

O Terapeuta Ocupacional objetiva a qualidade de vida.(dentre tantos objetivos específicos a serem citados)Utiliza a atividade o fazer humano, como forma de tratamento.

Através de AVD´S (atividades de vida diária) e AVP´S (atividades de vida prática), o terapeuta ocupacional tenta reabilitar pacientes com distúrbios neurológicos, por exemplo.

Há 22 anos trabalho com crianças com deficiência intelectual e múltipla. E a cada dia me surpreendo com as conquistas de cada criança.A cada dia recebo como ''presentes'' sorrisos, beijos e conquistas cognitivas e motoras.

Sempre falo para os pais, durante a avaliação e anamnese: "Ele pode até ter limitações, porém possui potencialidades para crescer e aprender, mas o principal ele têm: "Pais que o amam e estão dando a maior prova de amor incondicional ...Acreditar que são capazes de vencer suas limitações".


Minha mensagem final para quem é terapeuta ocupacional ou deseja ser : "Trabalhe com amor. Ame o que faz. Não seja mais um terapeuta ocupacional e sim "a(o) terapeuta ocupacional", que cumpre sua missão com louvor.

Seja rico em sabedoria e pobre  em arrogância. Seja ambicioso em buscar melhora da qualidade de vida e aumento da autoestima dos seus pacientes e não se esqueça que Deus nos deu o dom de ajudar o nosso próximo. Então, faça o seu melhor, doe-se ao infinito, para que Deus um dia dê em você um abraço de muito obrigado, por ter amado o seu irmão.

Alda de Cássia
Foto:Arquivo Pessoal