sábado, 2 de abril de 2016

Amigos ou ‘’amigos’’


Hoje, vamos falar sobre amizade! Veja o que encontrei no Google:

"Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz’’

 (Carlos Drummont de Andrade).

Que lindo!Verdade! Bem, já publicamos vários bate-papos sobre amizade e amigos por aqui: Veja alguns!





Pois é, mas hoje quero falar sobre ‘’Amigos’’ e "amigos’’. Qual a diferença? Existe? Sim! Amigos que são amigos não cobram presenças, pois sabem que é possível ser amigo também na ausência. Como assim? Vou dar um exemplo. Recentemente, a avó da  minha amiga faleceu. Eu, infelizmente, não pude dar os ‘’meus sentimentos’’ pessoalmente, já que, estava trabalhando, mas enviei uma mensagem e me fiz ‘’presente nela’’.

Assim é um Amigo. Ele nos conforta até quando não está ao nosso lado. Bem, o ‘’amigo’’é aquele que se aborrece, pois para ele não existem desculpas, ou seja, não ‘’largou tudo’’ para estar presente, já não é ‘’amigo de verdade’’.

Existem também aqueles que você chama de ‘’amigo’’, pois não o conhece pessoalmente como fazemos por aqui, mas o tempo e as mensagens trocadas em forma de ‘’Bom dia’’, ‘’Boa Noite’’ os tornam, ‘’lá na frente’’, ’’manos‘’ e ‘’manas’’.

Por que ‘’manos’’ e ‘’manas’’? Porque é a forma que os paraenses tem de estreitar os vínculos de amizade, de demonstrar carinho e tornar a pessoa ‘’próxima  do coração’’.

Amigos que são amigos...Valorizam o outro. Incentivam-no a mudanças. Fazem criticas construtivas e sabem que, não podem decidir pelo outro e sim o outro sabe o que é melhor para ele.

Por que estou falando sobre tudo isso? Porque, uma de minhas pacientes disse em uma sessão terapêutica: "Minha amiga nem vem me visitar. Eu até briguei com ela, pois se é minha amiga, então porque não me liga todos os dias para saber como estou?’’

Bem, eu falei que não poderia responder, porém eu disse: ‘Eu também não costumo ligar sempre para os meus Amigos ou enviar um ‘’zap’’ ou mensagem no Facebook, mas eles sabem que moram em meu coração e basta isso’’. Ela sorriu e concordou com a cabeça.

Vamos refletir.

Bjs,

Alda