domingo, 24 de janeiro de 2021

Super dica de leitura: Saúde das Emoções

 


Hoje, vou compartilhar mais um livro interessante!Não é um livro de autoajuda, é um livro que possui uma visão psicológica transpessoal da saúde emocional.

O autor é o médico Alirio de Cerqueira Filho, que faz uma reflexão sobre a saúde emocional, mencionando que a Psicologia é ‘’uma ciência que aborda o ser humano em sua dimensão integral: física, emocional, social e espiritual, transcendendo a visão materialista da vida.

Bem, falar sobre o livro em si é muito complicado, porque ele é um daqueles livros que você começa a ler e não consegue mais parar, de tão interessante, por isso, vou pegar alguns pontos de reflexões que são muito esclarecedores.

Vamos lá!

O autor diz que a doença é resultado do desequilíbrio proporcionado por nós e que os fatores externos contribuem, mas a energia que produzimos, geralmente negativa, provoca o adoecimento.

Veja que interessante esta colocação: ’’ Quando o pensamento está mal direcionado, produz viciações mentais que perturbam o Ser e levam a pessoa a conflitos e dificuldades emocionais graves.Se nós direcionarmos inadequadamente, ele vai gerar viciações.Quando disciplinado pela vontade bem equilibrada, conduz os sentimentos aos níveis mais belos possíveis,gerando saúde emocional’’.

Verdade! Vejo muitos desequilíbrios emocionais gerando doenças não só no corpo, mas provocando adoecimentos emocionais.

Pessoas que vibram negativamente pelo futuro do outro.Outras remoem magoas, que só elas sentem. Existem umas que, não conseguem ver a vida com os olhos de um pássaro, buscando um horizonte, já que estão presas em correntes do passado.

Uma vez, uma de minhas pacientes disse: "Agora eu estou em paz. Sei que é horrível, mas ele morreu. Ele foi muito ruim pra mim. Pensava no mal que ele me fez todas as vezes que olhava para as minhas filhas’’.

Ao perguntar se ela tinha muita mágoa dele, ela mencionou que sim. Disse que a vida dela estava presa e mesmo com o atual marido, ela sentia-se ‘’amarrada a ele’’.

Olhe o que Alírio Siqueira fala sobre sentimentos como esses:

‘’As doenças são resultado do uso inadequado das energias, geradas pelos equívocos causados pela ignorância ou rebeldia do ser, em relação à vida e a sua finalidade’’

Que livroooo...

Recomendo!Vale a pena ser lido na integra! 

Alda de Cássia