terça-feira, 30 de outubro de 2018

Livro: Crendices e Superstições


Que livrooooooo...Após ler o livro ‘’Crendices e Superstições - O Folclore do Mestre André de Marcelo Xavier", que foi lançado pela Editora Formato com as fotografias de Gustavo Campos, ‘’viajei no tempo’’.

Sim, tanto que corri para a sala e disse para a nossa mãe: ‘’Mãe, tudo  que você ensinou sobre crendices durante a nossa infância está neste livro...Caramba!!!

O que ela fez? Deu um ‘’largo sorriso’’ que significou ‘’ Que bom!’’. E, então, falei para ela ler quando pudesse, pois seria um ‘’reencontro com a nossa infância’’.

O que li que tanto me impressionou? A forma de contar a história do João Boa-sorte’’. O escritor que é artista plástico autodidata formado e conseguiu contar a história de João desde o nascimento em Juazeiro do Norte, no Sertão do Ceará, até sua ida para a cidade grande com sua arte.

Ele colocou seus personagens em massa plástica e objetos em cena, que foram fotografados e inseridos durante a contação da história.

Pois bem, vou citar algumas crendices que estão no livro e que nossa mãe nos ‘’chamava atenção’’. E ‘’Ai das gêmeas se rebelarem contra as crendices ‘’ (rsrs)

Peraí!  Antes quero dizer que Marcelo diz que existe diferença entre crença e crendices e onde crendice e superstições são coisas absurdas que o povo acredita que não se sabe de onde veio.


Vamos lá!

- Não pode apontar estrelas, pois pode nascer berruga no dedo

- Quando morria alguém na família não podíamos falar alto e nem colocar o som alto que era desrespeitoso.

  - Brincar com fogo era o mesmo que fazer xixi na cama

- Quando perdíamos algo, logo São Longuinho era solicitado e após achar o objeto desejado, era preciso pular três pulinhos para agradecer o santo.

Super dica de hoje!

Ah! Vem com um cd que conta a história do João Boa-sorte e outras surpresinhas.

Bjs,
Alda de Cássia


*Imagem: Saraiva