terça-feira, 11 de outubro de 2016

É preciso seguir em frente!



Chega de olhar para o passado. Nada volta do passado. Só as lembranças! Boas ou ruins... Aprenda com elas! Quem nunca errou? Quem nunca agiu pelo impulso? Quem nunca quis voltar no tempo?

Mas o tempo não volta! As palavras são jogadas ao vento. Por isso, cuidado, pois elas podem provocar grandes estragos. E se ocorrerem, não se lamente, pois lamentações não levam a nada. Portanto, ore para que Deus possa colocar um bálsamo em seu coração e o véu do esquecimento temporário até você buscar ajuda terapêutica, caso ‘’doa’’ muito a lembrança. 


Ontem, uma paciente me disse: "’Me arrependo por não ter perdoado o meu marido. Ele errou, eu sei, mas agora doi ver ele longe de mim, principalmente agora, que estou doente!’’.

Após a atividade terapêutica, constatei que o ‘’sofrimento afetivo’’ era maior que a dor física. já que estava em crise de pancreatite. O que fazer então? Que conselhos dar?

Não sou eu que devo dizer, até porque o terapeuta ocupacional deve sim, levar a pessoa a refletir sobre sua vida,por exemplo e por meio de atividades realizadas em sessões terapêuticas levá-lo a esta descoberta.

Só sei, que é preciso ter cuidado com o uso das palavras e das ações, pois elas podem ser proferidas em um momento de ‘’fervura das emoções’’ e provocar estragos permanentes, que nem ‘’desculpa’’ ou ‘’perdoe-me’’ possui efeito.

Ela vai procurar o ex-marido? Não sei, no entanto sei que ela conseguiu perceber que é preciso seguir em frente, pois o sol nasce a cada amanhecer e não dá desculpas de ‘’estou mal não vou brilhar!’’.

Bjs,
Alda