terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Autismo – Causas


Lendo a revista ‘’Viva Saúde’’, um artigo me chamou muita atenção. Era sobre as pesquisas feitas sobre as descobertas sobre as causas do Autismo. A revista ‘’Nature’’ publicou que os genes podem estar ligados ao Autismo.


           Vamos lá!

Pois bem, o Autismo se caracteriza por atraso no desenvolvimento da linguagem, estereotipias (movimentos repetitivos com as mãos ou com o corpo) dificuldades na interação social, ou seja, algumas  crianças ou o adulto não conseguem, por exemplo, relacionar-se com uma pessoa ou grupos. O brincar, o manter uma comunicação ‘’olho a olho’’ é muito difícil, até porque o contato visual  constante é quase raro em alguns, entre outros.

Os estudos demonstraram que ocorrem alterações nos genes, o que pode estar associado ao nascimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Por isso, pais mais velhos podem ser uma das causas da modificação no DNA  e também, outro fator, é a obesidade das mães.

Enfim, independente das causas, o importante é que a criança quando diagnosticada como TEA receba precocemente tratamentos terapêuticos. desta forma, alguns locais como a Apae possuem programas específicos, entre eles os de Estimulação Precoce, já que quanto mais cedo elas forem estimuladas, as chances de autonomia e autogestão serão inevitáveis.

Bjs,
Alda de Cássia

* Imagem: Superando o autismo