segunda-feira, 3 de abril de 2017

Conto - A Tartaruga


Segundaaaaaaaaaaaaaaaa chegou!!Que vontade de compartilhar um dos meus contos.Pois é, escolhi o conto ''A Tartaruga'' .Vamos lá!

Um dia, uma pequena tartaruga acordou com o desejo de correr. Sempre ficava olhando o cachorro do sítio. Vire e mexe, ele corria, pulava, subia em cima do sofá. E ela andava bem devagar, quase parando, que para chegar até o prato de alface levava quase 15 minutos. Quando resolvia andar mais rápido,  chegava sem fôlego.

Conversando com seu amigo coelho, contou a sua amargura. O coelho tão sábio de tanto escutar os outros animais e dar conselhos generosos disse:

_ Creia minha amiga tartaruga, que você deve aceitar á sua condição. Como pode querer correr como o cachorro se você é uma tartaruga. Seria igual a querer que o cachorro fosse como você. Impossível !

_  Mas caro coelho, eu quero ser diferente! Não dá mais para competir com o caracol pois este sim, anda devagar. Quero ser  um cachorro!!!

_  Você não é um cachorro! Pergunte para o caracol se ele quer tirar o peso das costas...

_ Como assim ? 

_ Ele carrega a sua proteção nas costas. Ou você acha que de outro modo ele sobreviveria? Ele tem um corpo mole. Em dias de chuva sua casca serve de cobertura. Nos dias de sol, evita o aquecimento pelos raios solares. Na verdade ele queria ter um casco colorido para realçar no mato. Só que ter uma cor significaria ficar exposto aos predadores.

_ Verdade ! Mas, comigo seria diferente! Ando devagar por isso é desvantagem e, assim , sou presa fácil.

_ Lamento dizer que  não ! Sua carcaça serve de abrigo se um jacaré tentar comer você ! Pense bem!  Sua vantagem é que o cachorro vive menos de 15 anos e você mais de 100 anos. Daí a razão de que ser tartaruga é algo muito bom! Você viverá o suficiente para aproveitara a vida. E o cachorro,não!

_ Uhuuuhhh,VIVA AS TARTARUGAS !!! (Gritou feliz)



Moral da História: 

Devemos aprender a lidar com nossas limitações, porque, apesar das dificuldades que elas podem nos trazer, elas nos ensinam a ir em busca dos nossos sonhos quando dentro de nós existem a fé, a coragem e o desejo por dias melhores. Aceite suas limitações, então!

Bjs,
Alda 

*Imagem: Portal Revelar Talentos (Vi)