quinta-feira, 9 de julho de 2020

Super dica de leitura: Não era você que eu esperava

Um livro bem atípico quando o assunto é sobre uma criança que apresenta uma deficiência intelectual, e múltipla neste caso, uma criança com Síndrome de Down.

O autor é Fabien Toulmé, que vai contar em forma de quadrinhos o dia que soube que sua esposa estava grávida e que eles teriam uma criança com Síndrome de Down e que para ele foi como ‘’um soco no estômago’’. 

As ilustrações são de Fernando Scheire e foi lançado pela editora Nemo e que, no final do livro, o autor deixa o registro de sua filha Julia deste o primeiro dia, ainda recém nascida, até os dois em uma ‘’conversa de amor’’, que só quem ama incondicionalmente o seu filho é capaz de ouvir o amor sendo ‘’cantado no silencio do olhar’’.

Vamos lá!

Pois bem, são 244 páginas escritas. Ops! Desenhadas que retratam através dos desenhos em quadrinhos a sua ‘’não aceitação’’ pelo nascimento da sua Júlia, assim como todo o processo de ‘’luto’’ que viveu até descobriu o seu amor incondicional por ela.

Confesso que, trabalho em uma Associação que atende crianças e adultos com Deficiência Intelectual e Múltipla e que durante a avaliação de um bebê seja com Síndrome de Down ou Encefalopata (Paralisia Cerebral), vejo e ouço o impacto que a noticia de uma criança traz para estes pais. Mas durante aqueles 30 minutos deixo bem claro que, o fato de buscar atendimento terapêutico para a criança, já é prova de que o amor já aflorou no coração deles, pois só quem ama é capaz de querer que o ser amado seja atendido em suas necessidades de crescer em toda a sua potencialidade e por fim digo para arrematar: Deficiente? São aqueles que não sabem amar e diferentes somos todos nós, porque só assim Deus consegue nos reconhecer em meio a multidão de seus filhos amados.

Super dica de leitura!

Alda de Cássia