sábado, 4 de junho de 2016

Livreto: Deus – A palavra viva de Deus.

Bem, como já falei por aqui, gosto muito de ganhar livros de presentes e, ultimamente, estou ganhando alguns livros religiosos de alguns pacientes hospitalizados.

É claro, que nas sessões terapêuticas, as atividades não são voltadas para nenhuma religião, mas o cunho religioso surge a cada reflexão dos pacientes diante do contexto doença e adoecer.

Até porque, quando estamos doentes, alguns ficam mais sensíveis, mais fragilizados emocionalmente. A saudade dos familiares, do ‘’canto’’ de casa, da ‘’comidinha da cada dia’’, de se ‘’embalar na rede, entre outros, mostra essa fragilidade.

Neste livreto: "Deus – A palavra viva de Deus", fala sobre as mensagens recebidas pelo confidente católico Bento da Conceição (Pedro II). Um homem, que há 43 anos foi chamado por Deus para pregar o Evangelho.

Bem,a paciente que me deu o livreto estava internada por problemas respiratórios, no caso Pneumonia e estava muito fragilizada, já que estava sem acompanhante durante este período de internação.

O fato, é que ela ‘’via alguns vultos’’, pois ela já tinha perdido parte da visão devido a uma Diabetes descompensada e, mesmo nessa situação, ela buscava em Deus a fortaleza de suportar tantos dias longe de casa.

Devido à perda parcial da visão, as atividades terapêuticas eram sempre planejadas visando a sua participação e engajamento na mesma. O uso de contos terapêuticos foi uma alternativa de intervenção.

Relato um dia em que diante de um conto terapêutico criado por mim, ela com o uso de papel e cola conseguiu desenvolver a atividade.Ouvi atentamente e depois com figuras, que entreguei a ela, fez a colagem.

E o livreto nessa história? Sim, ela após terminar a atividade entregou-me o livro e disse para que, eu ‘’nunca esquecesse de Deus’’. A reflexão no dia foi: ‘’Estou adoecida, mas não sou doente’’.

Vou colocar algum trecho do livreto, que li para ela, após ter sido solicitada e sobre o qual ela fez sua reflexão:

§  ‘’Está chegando o momento de vossa alegria ser como deve: Glorioso e Divino Espírito Santo nos dê forças, coragem e proteção para estarmos preparados, esperando o Senhor com muito amor e respeito’’.

O que ficou da reflexão dela sobre esse trecho e sobre a minha?

’’Não sei o tamanho de suas tristezas e dores, mas sei o tamanho de Deus, que nos fortalece quando oramos pela sua intercessão nesta hora!’’

Bjs,
Alda