quinta-feira, 23 de julho de 2015

Revista: Neuroeducação - As Inteligências Múltiplas.


Hoje compartilho mais um texto interessante, esse da Revista ‘’Neuroeducação’’ desse mês, lançado pela Editora Segmento com parceria com o Instituto Ayrton Senna.

 O artigo é sobre ’’As Inteligências Múltiplas’’. O autor é Howard Gardner, que é psicólogo cognitivo e professor de cognição e educação na Universidade Harvard, tendo a tradução de Ana Carolina Leonerdi.

Confesso que o artigo é extremamente rico em informações. Vou tentar compartilhar um pouco do que li e aprendi aqui no bate-papo de hoje. Ok?

Não a coleciono,mas quando vejo assuntos que ‘’dão nó em neurônios’’ eu busco ler! (rs).

O autor cita que,nos anos 60, começou a trabalhar em um hospital de soldados veteranos mesmo tento a desaprovação da família e dos amigos.

O interesse foi pela ‘’ala de afasia’’. Você sabe o que é afasia?Bem...É um distúrbio para formular ou compreender a linguagem,ok!Sim, nesse meio termo, Howard cursava doutorado em Psicologia do Desenvolvimento, na Universidade de Harvard.

Foi sobre estes trabalhos paralelos, que o autor criou a Teoria das Inteligências Múltiplas (IM), que permite a constatação que o indivíduo pode apresentar facilidade de aprender certo conteúdo, mas dificuldade de conseguir competência para outras áreas.

Ele até um exemplo:  "Um paciente pode sofrer de afasia, mas isso parece não interferir em sua habilidade de se orientar pelos corredores do hospital, ou mesmo aprender uma nova melodia’’.

Lembrei de um paciente que atendi no hospital em que trabalho que fazia as atividades terapêuticas de encaixes, se comunicando através da comunicação não verbal.

As cores eram colocadas de forma correta, apesar da incoordenação visomotora, o que as vezes o deixava irritado.

Pois bem, o autor menciona que o conceito de inteligência é limitado e que existem diferentes formas de talentos.

Bem, o texto é extenso, mas muito acessível à compreensão deste mundo da neurociência.Então, vou compartilhar um esquema do que o autor fala sobre Inteligências Múltiplas.


 Diferentes áreas de domínio


1.   Lingüística

2.   Lógico-matemático

3.   Interpessoal

4.   Musical

5.   Intrapessoal


6.   Corpo-cinéstesico

7.   Espacial


8.   Naturalista


Vou citar  3 áreas :

 
 1)   Linguística: Facilidade em lidar com a leitura e a escrita. Ler livros,    participar de discussões, aprender idiomas são atividades que podem despertar interesse.

   2)   Lógico-matemático: Habilidade de raciocínio abstrato e de estabelecer relações. Próprias de soluções de problemas matemáticos.

    3)   Interpessoal: Capacidade de se comunicar bem, mediar conflitos, se relacionar com diferentes grupos.  
                        
 

Ops, além destas 8 Inteligências  Howard cita mais duas: Pedagógica (relativa á capacidade de transmitir conhecimento) e Existencialista (sobre abordar questões filosóficas).

Muito interessante!

Já nas bancas desse mês.

Dica de hoje!

Bjs,

Alda