segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Dicionário Papachibé.



Hoje, vou falar do livro: Dicionário Papachibé, obra do jornalista e escritor Paraense Raymundo Mario Sobral, que dispensa apresentações, mas eu vou apresentá-lo para quem não o conhece(rs).

Cito suas obras já lançadas e com edições esgotadas, com exceção desta edição que é a reunião dos volumes de 1 a 4: ‘’O Candiru do Ocrides’’(1976), ‘’O motel do Ocrides’’(1978), ‘’Repórter 69’’(1987), ’’Santa Ignorância, 20 anos de papel pintado’’(1993), ‘’O melhor do PQP’’(1994) e ‘’Dicionário Papachibé – volumes 1,2,3 e 4’’(1996-2010).

Ontem, falei do direito legítimo e intransferível, que é o ‘’ato de votar’’, e, durante nosso bate-papo, falei de uma palavra típica do nosso vocabulário paraense,’’Pavulagem’’, que significa ‘’ostentação besta’’.

Vou dar um exemplo, de como nossa mãe dizia para alguém que, mesmo com sede, não tomava água em copo de plástico: ’’Deixa da tua pavulagem porque só tem copo de vidro de extrato de molho de tomate!" (rs)

Pior que tinha, mas nossa mãe nunca gostou desse tipo de ‘’pavulagem’’ aqui em casa. Falei!! É bem assim!!! (rs)

Vamos lá!

Separei umas pérolas deste riquíssimo dicionário Papachibé. Sendo assim, vou colocar algumas delas e caso você tenha se interessado por este livro nosso contato é o nosso amigo Anderson da Livraria do Relicário, na Presidente Vargas para quem mora em Belém ou e-mail: livraria-relicario@bol.com.br

P.S: Antes de publicar o Blog de hoje, quero dizer que prometo escrever mais um pouco amanhã, sobre Belém-do-Pará, a nossa "Cidade das Mangueiras" e um pouco do que aprendemos a falar desde criança.

Lá vai...

Só um parêntese (rs).Vou colocar na íntegra o que o autor colocou como significado e eu darei um exemplo do meu dia-a-dia para que você compreenda, ok!!

·       Papachibé: ’’É o apelido que designa quem nasce no Pará’’

·       Lambaio: ’’Aquele que está sujeito a outro, serviçal’’.

               Quando alguém manda você fazer algo no qual ele poderia fazer, mas não está afim. Tipo assim: "Pega água que estou com sede" e o ‘’pequeno’’ está ao lado da geladeira e você a alguns metros dela... O que você diz? ’’Não sou o seu lambaio!!’’

·       Ju-ju: ‘’Uma brincadeira infantil de esconde-esconde’’.
           Deixe-me dar um exemplo para você poder entender o que o autor quis dizer: Você joga um lençol de ponta a cabeça do seu filho e diz: ‘’ju-ju cadê a mamãe?’’. E ele vai tirar para dizer simbolicamente ‘’estou aqui mamãe’’ e ambos riem e repetem a brincadeira.

·       Esmigalhada:’’Vem a ser o mesmo que amassada, achatada, amarrotada’’

Eu ‘’vira-e-mexe’’ costumo esmigalhar as minhas bolachas quando as coloco na bolsa e quando as ofereço para alguém, como ‘’forma de educação’’ digo: ’’Não repara está esmigalhada’’

·       Precisão:’’No dialeto paraensês significa fazer uma necessidade fisiológica, ou seja, o ato de defecar ou urinar’’.
Bom, como costumo atender muitos pacientes vindos interior do Pará desconhecia este vocábulo e um dia uma paciente disse: ‘Doutora, ainda não deu precisão de fazer. Tô com dias assim. Não sei mais o que fazer!’’

Sinceramente, respondi que não havia entendido e ainda ‘’paguei o mico’’ de dizer: ’’Não precisa não. Fique deitada que o médico vem mais tarde. Não tenha medo!’’(rs)

·        Me admiro de ti!:’’Outra expressão com a legitima marca Papachibé. Indignação.

Nossa mãe um dia disse: ’’Me admiro de ti, Alda, pensar que todas as pessoas falam a verdade. Só ‘’tu mesma’’, para falar a verdade para os outros!’’

·       Meio de bunda: ’’Significa estar um tanto aborrecido, invocado, pê da vida’’.

Na escola, um dia uma amiga disse-me: ’’Ela está meio de bunda contigo, Alda’’, não quer conversa... ’’Nem te mete com ela... ’’

·       Maria mijona:’’Mulher feia, bagulhão’’
Quando éramos pequenas nossa mãe dizia quando experimentávamos uma roupa que ela não gostava e não queria comprar... ’’Parecem duas marias mijonas. Vão tirar esta roupa porque, não vão levar,não’’.

 E a última de hoje...

·       Curuba:’’Um tipo de erupção que dá na pele e provoca muita coceira’’.

Essa é clássica (rs)...Quando queríamos brincar na areia, nossa mãe dizia:’’Saiam daí, aaaagora... senão vocês vão pegar curuba e vão ficar curubentas!’’(rs)

Gostou??Amanhã eu volto!!!!

Bjssss,

Alda