segunda-feira, 15 de junho de 2015

Livro: As histórias de São Benedito.


Um livro bem interessante!Foi escrito por um paraense Salomão Larêdo, autor de vários livros de riquezas literárias, este ’’As histórias de São Benedito‘’, lançado em 2010, pela editora Salomão Lâredo.

O autor ocupa a cadeira de número 33 na Academia de letras aqui no Pará. Ele é proveniente de Cametá. Formado em Direito, desde muito pequeno descobriu sua vocação como escritor.

O primeiro livro que leu foi de Machado de Assis e, segundo ele, nunca parou mais de ler. Até contou em uma entrevista que, quando sua mãe o procurava, ele estava escrevendo na areia ou no carvão todas as respostas que sua mãe dava ás suas perguntas.

Fala sobre São Benedito, o santo mais popular da região do Baixo Tocantins, no município de Cametá e que, segundo as ‘’falas’’, muitos têm medo do Santo.

Confesso que fiquei intrigada quanto ao ‘’medo’’!Tendo descoberto que, quem pede sua ‘’ajuda’’ e não ‘’paga’’ a promessa, é ‘’cobrado em curto prazo’’ pelo santo em pessoa.

Vixé Mariaaaa! Fiquei até com medo (rs)! Mas fui pesquisar no livro e descobri muitas histórias do universo popular de Cametá, que dizem serem verídicas...Eu acredito e até tenho uma que aconteceu hoje com nossa mãe!

Segundo o autor, os devotos costumam fazer doação por ‘’medo’’. Como assim pensei? Ele diz que, quando chega o período da festividade do Santos todos do município querem doar e participar do evento.

O santo ‘’cobra’’? Sim, dizem que ele vem cobrar. O autor mostra vários exemplos colhidos em sua pesquisa, demonstrando o poder do santo diante dos ‘’devotos sem palavras’’.

Vou contar uma das histórias do livro dele. Ok?

Foi solicitada a ajuda de um fazendeiro para à Festividade de São Benedito. Queriam que ele doasse um boi para o leilão, mas, além de se recusar, ele disse desaforos a quem solicitou a doação.

Pois bem, em uma viagem de balsa onde ele estava com o seu rebanho para venda aconteceu um acidente, a balsa afundou e só sobreviveu o fazendeiro.
Bem, os pedidos são feitos e os devotos compram fitas coloridas e as amarram em seus ‘’presentes’’ e os jogam no rio. Em Gurupá, eles colocam na correnteza, os ribeirinhos recolhem e põem aos pés do santo.

Agora, sou eu que vou contar a minha história ...

Só para se ter uma ideia, o Santo aparece quando solicitado ou para ‘’receber o prometido’’ ou para ‘’cobrar’’.

O certo, é que estava passando por problemas de saúde e me peguei a ele. Pedi a Deus, à espiritualidade amiga e a São Benedito, minha cura.

Hoje foi o último dia da novena, então teria que ‘’pagar’’ em forma de agradecimento. O certo, é que nossa mãe, logo pela manhã, me informou que sonhou com um homem negro olhando-a fixamente enquanto ela segurava a bolsa enrolada em um lençol branco que ela não sabe como foi parar no sonho.

Assim que ela me contou disse: ’’Era o São Benedito. Hoje é o último dia da novena, ele veio ‘’cobrar’’!

Confesso que, no 3 dia da novena, eu já havia ‘’pago’’ parte do ‘’presente’’ em forma de doação à uma pessoa necessitada e hoje tive a oportunidade de ‘’quitar a divida ‘’(rs)

Recebi ‘’a graça’’? Simmmm...Graças a Deus e ao São Benedito!!

Belo e rico livro do paraense Salomão Larêdo.Vale a pena ler!

Super dica de hoje!

Bjs,

Alda