quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Livro: A linguagem dos animais.


Cada vez mais, amo ler! Um prazer que foi estimulado na infância e enraizado na fase adulta.

Algumas pessoas acham exagero perder tempo lendo tantos livros ao invés de se divertir nas baladas a noite com os amigos.

Confesso, que se for um programa que eu aprecie, sim, leio o livro outro dia. Mas se for para ficar bebendo e dançando a noite toda, não tenho muita afinidade.

Infelizmente, não tenho muitas amigas que possuam grande amor pela leitura. Algumas só leem assuntos que são relativos a sua profissão ou não foram criadas neste universo chamado "amo ler".

Gosto de passeios mais tranquilos, como por exemplo, passeio na Estação das Docas, Mangal das Garças ou até mesmo caminhada nas ruas pela nossa linda Belém.

Ops, já fugindo do assunto... kkk.Vou compartilhar mais um livro ‘’pra lá’’ de interessante: ‘’A linguagem dos animais – Contos e crônicas sobre bichos’’.

O livro tem os seguintes escritores: Lima Barreto, Machado de Assis, Vinicius de Morais, Irmãos Grimm, Guy Maupassante, Carlos Drummond de Andrade entre outros grandes escritores  e foi lançado pela editora Boa Companhia.

Vou compartilhar um conto muito interessante, entre tantos aqui! Por sinal, esse conto dá o titulo à capa deste livro, que é de Italo Calvino. Vamos lá!

Conta a história de um rico comerciante que tinha um filho que se chamava ‘’Babu’’.O pai, querendo ver no filho um homem de grande sabedoria, pagou seus estudos.

Após um tempo longe de casa, o jovem retornou. O pai não acreditou que seu dinheiro havia sido investido em vão, segundo sua teoria, pois o filho aprendera línguas, porém não do homem e sim dos animais.

O pai ficava contrariado quando ele dizia que podia traduzir o que o cão falava às rãs, entre outros. O pai, furioso, pediu a dois criados que o levassem para um passeio.

Os criados estavam mudos e Babu começou a desconfiar e foi quando os cavalos disseram que o pai havia dado a ordem de matá-lo.

Foi quando Babu disse aos criados o que os cavalos haviam dito e eles disseram que não tinham coragem de matá-lo. Foi quando o seu cachorro apareceu e o seguiu para protegê-lo.

Babu e seu cachorro fugiram. Com o tempo, onde Babu se hospedava ele ouvia os avisos dos animais e acabava salvando muitas vidas.

  Um dia, ouviu o coaxar de duas rãs dizendo uma para a outra ‘’_Vá, jogue a hóstia! Para mim! Para mim! Se não passarem a hóstia para mim, não jogo mais! Você não a segura e acaba rachando! Nós a conservamos inteira por tantos anos!’’ 

Por fim,ele descobre que a filha do camponês que estava doente em cima de uma cama por seis anos, havia jogado, sem o seu pai saber, a hóstia no fosso, por isso estava doente.

Enfim, ele fez com que a menina comesse a hóstia e se convertesse. Então, ela ficou curada. Um dia, em mais uma de sua jornada, conheceu dois homens que iriam para Roma ver a escolha de um novo papa, pois o atual havia morrido.

Em baixo da castanheira, ouviu dois passarinhos comentando que um dos três seria escolhido papa, se uma pomba pousasse em sua cabeça.

Foi o que aconteceu e Babu foi escolhido papa. Babu ouviu um grito que vinha da multidão e, quando viu, era seu pai que havia caído morto de remorso.

Aff!! Que contooooooooo...Este e tantos outros belíssimos estão neste livro!

Mega Super dica de leitura!

Bjs,

Alda