quinta-feira, 9 de julho de 2015

Revista: Vegetarianos.


"Plantas que acalma o corpo e a alma"

Encontrei nessa revista, ‘’Vegetarianos’’ um de tantos outros assuntos interessantes. O que vou falar é sobre: ’’Plantas que acalmam o corpo e a alma’’.

O texto é de Samira Menezes, que conseguiu dar ao texto uma leveza sobre o assunto. As fotos de Fotofolia/Shutterstock e foi lançado pela editora Europa deste mês.

Lembro que, quando era pequena tive uma suspeita de doença na vesícula biliar. Então, nossos pais buscaram nas plantas medicinais, daqui da nossa região, mais uma alternativa de tratamento.

Foto: Google

Aqui, no Pará não é difícil conhecer pessoas que ainda utilizam as ervas e plantas medicinais como tratamento. Os ‘’erveiros’’ vendem os ‘’cheiros ‘’, ‘’as ervas’’ e ‘’as plantas medicinais’’ no Mercado do Ver-o-Peso ou nas barraquinhas em frente ao Rio Guamá.

Pois bem, o artigo menciona que a ciência, a cada ano divulga o poder terapêutico das plantas medicinais, que, a partir dos seus princípios ativos, segundo a pesquisa: ’’... São capazes de aliviar e até curar distúrbios da digestão e das emoções, dois aspectos da saúde que estão totalmente interligados’’.

 O psicólogo, Dr.José Rocha Junior, faz uma reflexão: ’’Até simbolicamente o ser humano relaciona o aparelho digestivo as expressões emotivas, como, por exemplo, ’essa situação está difícil de engolir’, ‘esse fato me embrulha o estomago’, entre outros.

Bem, vou citar 2 das 13 ervas mais poderosas, mencionadas nesse artigo e, confesso que, não sabia do poder que elas possuem no tratamento de algumas doenças.


¥ Alcachofra: Uso em caso de distúrbio da digestão.Uso da folha. Contraindicação: pessoas com doenças na vesícula biliar. Pessoas com hepatite grave ou câncer hepático devem usar cuidadosamente. Efeitos adversos: o uso pode provocar flatulência (gases), fraqueza e sensação de fome;

¥ Camomila:Uso em caso de cólicas intestinais e em quadro leves de ansiedades, como calmante suave. Efeitos adversos:Podem ocorrer reações alérgicas ocasionais.Em caso de superdose, pode ocorrer o aparecimento de náuseas,excitação nervosa e insônia.

O fato é que essas 2 ervas e as outras 11, foram citadas com o modo de preparo, o que torna rico o artigo, já que é possível fazer em casa,mas não devemos esquecer de consultar o médico,antes de mais nada.

Hoje, até tive uma situação no hospital onde trabalho, no qual um paciente estava tentando a cura da diarreia só com ervas medicinais, o que ocasionou a piora de seu quadro clínico.

Vou citar as outras 11 ervas para você perceber o quanto o artigo é rico de informações. Ok?

1.   Açafrão-da-terra
2.   Canela
3.   Capim-limão ou capim-santo
4.   Dente-de-alho
5.   Carqueja
6.   Gengibre
7.   Maracujá-azedo
8.   Melissa ou erva-cidreira
9.   Pitangueira
10.  Poejo
11.    Mil folhas


Quem puder ler !Já nas bancas!
Dica de hoje!

Bjs,

Alda