segunda-feira, 12 de abril de 2021

Genes

 


Bem, estava pesquisando no final de semana sobre ‘’genes’’. Qual o seu interesse Alda? Saber se é possível prever doenças como diabetes antes de ‘’vir à tona’’? E sabe o que descobri? Que sim!

Descobri mais além como o que devemos evitar momentos críticos da nossa vida e sobre a nossa personalidade. Uauuuuuu...Não sabia que os genes poderiam ser capazes de revelar a nossa personalidade.

O texto é de Salvador Nogueira e a leitura está na revista ‘’Super Interessante’’. Pois bem, vou compartilhar um pouco do aprendizado com você...Você já sabia que é possível fazer leitura do nosso genoma?

O estudo personalizado do DNA está no ‘’de CODE me ‘’’ e ‘’23andMe’’ . Logo no início dos estudos em 2008, o exame da leitura do DNA era feito por US$300 mil, mas atualmente custa menos de US$10.000.

O que o exame proporciona? Vamos saber sobre o que existe dentro do nosso código genético. O que nos favorece o conhecimento de doenças que podemos desenvolver no futuro (predisposição genética) e assim tentar evitar fatores desencadeantes.

Só isso Alda? Não. É possível entender as nossas características que nos fazem ser quem somos e a propensão a diabetes, risco de problemas cardíacos, entre outros.

Qual a importância? Segundo o geneticista Sergio Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais: ‘’Ao contrário da medicina anual, cujo foco está nas doenças, a medicina genômica procura manter a saúde das pessoas. Ela é preventiva.’’

O texto é rico de informações e achei bem interessante ‘’o mapa da vida – e da morte’’, que mostra um teste que analisa os cromossomos que formam o DNA de cada pessoa.

Enfim, é importante frisar que os testes não são perfeitos, até porque o genoma é enorme e 0,5% dele é variável mudando de uma pessoa para outra.

No texto é possível comprar os testes pelos sites e, segundo Salvador, ‘’brincar’’ de ‘’Conhece-te a ti mesmo’’.


Alda de Cássia

*Imagem:BBC