quarta-feira, 9 de junho de 2021

Mente Feliz

 



Confesso, que gosto muito de ler sobre saúde, até porque qualidade de vida hoje é primordial em nossa vida. Todos os dias, me deparo em meu trabalho com pacientes que negligenciaram sua saúde e estão agora arrependidos.


Sempre digo, que algumas pessoas só dão valor à saúde quando a perdem. Alguns ainda dizem: "nunca senti nada por isso, nunca procurei me cuidar’’ ou ‘’não tinha tempo para ir ao médico’’.

Reflito muito quando me deparo com este contexto. Penso que, o adoecer é um processo de resgate à vida. Durante as atividades terapêuticas, seja por meio de um recorte ou uma dramatização, é feito a elaboração desse adoecimento.

Mas, vamos que vamos falar sobre saúde. Eu, como já falei, busco uma alimentação saudável e já me deparei com tantos mitos e dúvidas sobre alimentação, que já perdi as contas (rs).

Esta revista: "Viva Saúde", da editora Escala é bem interessante e cheia de informações. Vou como faço sempre, colocar algumas dicas ou reflexões e espero que você posso ler o conteúdo na íntegra.

Reflexões sobre o artigo: "Mente feliz, vida saudável"

ü Segundo o Dr.Eugenio Mussak quando fez um curso na Clínica Cooper, o Dr.Kennedy Cooper disse: "Que há um estado chamado saúde e um estado chamado doença e, entre eles, existe um intervalo. Pode ser que você não tenha uma doença, mas isso não significa que você tenha saúde.."

   Menciona:

   Que devemos ter uma mente saudável.

      Que o estresse não está relacionado com as dificuldades, que enfrentamos diariamente:''Ele decorre da desproporção entre o tamanho da dificuldade e o tamanho da capacidade para enfrentá-la".

Algumas dicas de Saúde contidas na revista:

·        Não é preciso cortar os carboidratos (pão, arroz, batata e macarrão) da dieta após às 18 horas.

·   Os carboidratos acima citados podem ser consumidos à noite, pois rápido transforma-se em energia e que não vão prejudicar o adormecer.

·    O limão é um bom aliado para combater a ansiedade e a tristeza. Ele tem um antioxidante, que ativa as enzimas do fígado e combate os sintomas que levam as pessoas ao estado de ansiedade e depressão.

·       O consumo de salsichas, bacon e salame segundo a Agência de Investigação de Câncer (IARC-International Agency for Research on Cancer ) pode levar ao aparecimento de câncer, principalmente no intestino.

·     O estresse prejudica a saúde bucal, além da saúde mental. Durante uma crise podem surgir aftas, boca seca, gengivite e bruxismo (ranger os dentes).



Alda de Cássia

Créditos: Domestika