sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Livro: "Se liga na Psicologia"





‘’Você sabe o que é certo e o que é errado?’’

Antes de começar o nosso bate-papo de hoje, quero falar de um livro que estou lendo: ’’Se liga na Psicologia’’ da Globolivros.

Existem vários artigos, em tópicos. Cada um mais interessante que o outro. Dando vontade de ficar a tarde toda lendo.

Selecionei um tópico, cujo título é: "Você sabe o que é certo e o que é errado?’’. Confesso que, muitas vezes, sei o que é certo e o que é errado, mas também sei que o impulso faz com que eu, algumas vezes, ‘’não responda com a razão’’.

Segundo o artigo: ’’Um dado alarmante revela que 60% das pessoas mentem pelo menos uma vez durante uma conversa de dez minutos’’.

Eu tenho certa percepção sobre quando uma pessoa está mentindo. Como terapeuta ocupacional, a observação do outro é muito importante para compreender o seu universo interno.

Certa vez, ao conversar com uma paciente, percebi que a ‘’sua fala’’ não condizia com o relato que estava fazendo da sua vida afetiva. Ela tentava me persuadir de que o seu marido a amava, mesmo já tendo sofrido agressão físicas dele.

Ela dizia que ele era ‘’uma boa pessoa’’, mas os ‘’problemas no trabalho’’, o faziam ‘’descontar" nela suas frustrações pessoais. E ela, como esposa, teria que ‘’entender’’ que ele não era uma pessoa ‘’má’’ e sim ‘’boa’’.

O artigo fala que o ‘’bom’’ e ‘’mau’’ está entre uma linha divisória. Que, para os psicólogos, não nascemos sabendo o que é certo e errado, mas descobrimos e absorvemos este conceito ao longo da vida.

Quanto a certo e errado, lembro que tenho o hábito, assim como a ‘’mana abençoada’’, de subir a ‘’rampa’’ que dá acesso ao supermercado ‘’Líder Magazan’’, que fica localizado na Doca de Souza Franco, mesmo sabendo que não é permitida a subida de pessoas por ali.

Certo!!!... Mas, não fazemos?(rs). Sim, porque, achamos que é mais rápido. É errado?! Mas é claro que é errado. E muito!  Como nós duas fazemos o errado, pensando: ‘’só hoje!’’.

Pois é, existem outros artigos como: ’’Podemos ser MOLDADOS?’’, ‘’O que nos MOTIVA?’’, entre outros. Muito acessível, mesmo para quem tem pouco conhecimento nesta área de Psicologia.

 Super dica de hoje!

Bjs,
Alda