domingo, 30 de agosto de 2020

Super dica de leitura: O Dilema do Porco Espinho


 Bem, como já falei por aqui, estou assistindo muitas palestras do historiador Leandro Karnal. Sei que ele é polêmico.Muitos não gostam por ele ter assumido o ateísmo, mas precisamos aprender a separar religião, política e futebol.

Vamos lá!O livro é ‘’O Dilema do Porco-Espinho – Como encarar a solidão’’, que foi lançado pela editora Planeta. Bem, na orelha do livro ler-se: ‘’Somos uma espécie de porco-espinho, pensava o filósofo Arthur Shopenhauer’’.

Qual a explicação? Bem, ele deu sua explicação, mas vou citar uma que é parte de uma história que li e costumo contar para os meus pacientes internados que diz que, quando um porco-espinho está como muito frio, ele busca os seus amigos para se aquecer, mas o contato físico causa dor imensa, pois machuca e ele fica um pouco e se afasta daí, assim ele acaba ficando sozinho...Na solidão, ele não deseja ficar, mas não sabe o que fazer e como fazer para não morrer de frio. ( A explicação do Leandro é dentro deste contexto)

Imagem: Jornal da Manhã 
Segundo Leandro após dar a sua explicação reflexiva, a metáfora de Shopenhauer tem relação com o dilema humano em que solitários somos livres, mesmo passando frio, e em grupo ou a dois ‘’as diferenças causam dores’’.

Pois bem, escolhi alguns trechos para compartilhar de suas reflexões tão pontuais nos dias de hoje e espero que você possa ler o livro na íntegra:

  ü  ‘’Quem eu realmente sou quando estou sozinho ou a dois ou em grupo?’’

  ü  ‘’...Usamos as redes sociais para suprir um vazio, uma sensação de solidão anterior à existência delas ou as redes criaram e alimentam esse sentimento, que pode levar á compulsão e ao vício?’’

  ü  ‘’Solidão interativa: Podemos passar horas, dias na internet e sermos incapazes de ter uma verdadeira relação humana com quer que seja’’.

  
Super dica de leitura!

Alda de Cássia

*Imagem do livro:Amazon