sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Livro: O Gato e o rabino - O Malka dos Leões- 2


Que belo livro! Como sempre digo, alguns livros possuem o poder de surpreender o leitor. Sejam livros para o publico alvo infantil, juvenil ou acima dos 21 anos de idade.


Este, por exemplo, seria uma indicação para os jovens, mas encontrei nele conhecimentos, que eu até então desconhecia. Sim, é verdade!! Qual? Peraí, que vou apresentar o livro aqui no blog Diário das Gêmeas Paraenses! (rs)

Vamos lá!

O nome da obra é "O Gato do rabino – O Malka dos Leões", cujo autor  é  Joann Sfar, que possui mais de 30 álbuns de quadrinhos e que lançou este livro pela editora Jorge Zahar, em 2006.

A série O Gato do Rabino já vendeu mais de 20.000 exemplares só na França. Recebeu dois importantes prêmios: "Prêmio do Júri Festival Internacional de HQ de Angoulême e o Prêmio Eisner de Melhor Edição Americana de uma obra estrangeira.

Ok! Agora sim! Após dar os créditos à obra, podemos recomeçar nosso bate-papo de hoje! O livro fala sobre o quê? Bem, sobre um gato que tem o poder de falar com o rabino e sua filha.

O rabino recebeu algumas cartas e entre elas uma de Paris, na qual ele terá que fazer um teste para ser confirmado como rabino da sua comunidade.

O gato até tenta ajudar na hora em que, o rabino está fazendo o teste e por falar no nome de Deus, que para eles é chamado de "Adonai", ele perde  o poder da fala voltando a ‘’miar’’.


Ops! Esqueci de dizer que a outra correspondência era do seu primo, o ‘’Malka dos Leões’’, que o informa da sua visita. Pois bem, ele um homem esquisito, já que anda com um leão, seu amigo, e com uma roupa que foge à tradição do local.

Onde está o aprendizado? Aff! Peraí, que agora que vou falar!(rs)

Na verdade foram vários, porém um que não vou tão cedo esquecer foi em relação aos livros.O gato diz que quando os livros de orações ficam velhos e imprestáveis, eles são ‘’sepultados’’ no cemitério como se fossem velhos sábios,pois aquele que ‘’queima um livro ou a Torá é julgado como o pior dos assassinos’’.

O certo, é que refleti e fui até o ‘’tio Google’’ para pesquisar a veracidade do fato, mas confesso que achei muito confusas as explicações e quem puder contribuir após ler este bate-papo de hoje, por favor sinta-se à vontade para deixar sua contribuição. Agradeço!

Enfim, gostei da história e das ilustrações!

Dica de leitura!

Bjs,

Alda