quarta-feira, 17 de setembro de 2014

# Não somos todos macacos.


Encontrei na revista: ’’Sociologia - Grandes temas do conhecimento’’ o artigo "Não somos todos macacos’’, que fala de uma das campanhas contra o racismo, que teve uma grande divulgação nacional e internacional.

O artigo é de Paulo Ramos, que é especialista em análise política pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrando em Sociologia pela UFSCar e membro do NEAB/UFSCar.

Ele menciona o caso do jogador do Barcelona Daniel Alves, que comeu uma banana jogada por um torcedor contra uma ofensa racista.

Para Paulo, a campanha de uma agência publicitária contratada pelo apresentador Luciano Huck ’’Somos todos macacos’’ acaba por reforçar o racismo.

Pensando bem, ele tem razão! Se for sobre este ‘’olhar mais apurado’’, sem interferência da emoção sobre a razão. Veja como ele justifica:

‘’ Recorrer à afirmação de que somos todos macacos, é aceitar os efeitos nefastos do racismo resultantes da desumanização de suas vítimas, cujas consequências podem ser observadas nos dramas cotidianos de mortes de jovens negros em periferias de todo o Brasil, nos achaques policiais, nos dados de evasão escolar, nas piadinhas diárias, na violência dos linchamentos seletivos recentes’’.

Lembrei que recentemente foi noticiado mais um caso de racismo, desta fez, o goleiro ‘’Aranha’’ foi insultado por uma torcedora que o chamou de ‘’macaco’’.

Após o episódio deprimente, ela foi aos meios de comunicação pedir ‘’perdão’’ ao goleiro dizendo: ‘’Perdão, perdão, perdão eu não sou racista’’.

O fato é que o STJD excluiu o Grêmio da Copa do Brasil, como punição as ofensas proferidas, não só pela torcedora Patrícia Moreira, mas por outros torcedores do Grêmio.

Racismo é crime!
# Não somos todos macacos!!

Bjs,

Alda