quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher - 8 de março























Bom diaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!

Hoje é dia de comemoramos !!!! Aliás todos os dias deveriam ser os nossos dias....rs. E dos homens também !!! Dignidade e respeito devem fazer parte da nossa vida diária. Não importa a idade !!!
O nosso associado Márcio Rodrigues foi, mais uma vez, convidado para nos presentear com um artigo. Este fala da Mulher na Idade Média. Por sinal, muito interessante. Vamos apreciar o artigo abaixo.
Parabéns !!!! Vamos comemorar !!!!
Bjs,
Vi e Alda
***********************************
A Mulher na Idade Média

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, escrevi este artigo sobre a mulher na Idade Média. Os papéis das mulheres no Ocidente, a forma como se posicionavam na sociedade, o relacionamento com os homens e como estes as tratavam e a ideologia que definia como as mulheres tinham de se comportar na Antiguidade e na Idade Média eram fortemente influenciados pelos contextos sociais, políticos, econômicos e religiosos das diferentes épocas e também variavam de acordo com os lugares, não raramente também com as realidades regionais distintas ou com o próprio momento histórico de cada sociedade.

Na idade Média havia uma influência religiosa dominante da Igreja Católica, que havia se tornado desde o fim do Império Romano do Ocidente numa poderosa instituição política, social, ideológica e econômica. Essa influência também se fez presente na questão de como as mulheres deviam sem vistas e tratadas, determinando seus papeis e sua posição na sociedade medieval da Europa. O parentesco a partir do século X  foi sendo definido verticalmente, no qual as relações familiares passaram a serem ordenadas por uma linhagem. O primogênito passou a receber a maior parte da herança, beneficiando os componentes do sexo masculino.

Na Idade Média a mulher era vista pelos religiosos como inferior, seguindo-se a ideia de que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus e a mulher era apenas um reflexo da imagem masculina, sendo de Deus uma imagem distorcida. O prazer, para essa visão, aprisionava o espírito ao corpo, impedindo-o de se elevar a Deus e a mulher era ao mesmo tempo doada e recebida, como um ser passivo.

Em relação às atividades profissionais não era bom que uma mulher soubesse ler e escrever, a não ser que entrasse para a vida religiosa. Uma moça deveria, isso sim, saber fiar e bordar. Se fosse pobre, teria necessidade do trabalho para sobreviver. Se fosse rica, ainda assim deveria conhecer o trabalho para administrar e supervisionar o serviço de seus domésticos e dependentes. Muitas vezes a opressão era exercida pelas mulheres poderosas sobre as suas dependentes.

Leia na íntegra no Blog do nosso associado: http://blogdomjrodrigues.blogspot.com.br