segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Revista: Diabetes.



Tenho atendido muitos pacientes diabéticos. Nas enfermarias, em cada 5 pacientes, 4 são diabéticos! Uns descobriram, ainda no hospital, e outros estão descompensados devido à falta de controle glicêmico.

Sempre vejo famílias inteiras mobilizadas na tentativa de ajudar seu ente, mas também comprovo que a maioria dos pacientes é resistente ao controle.

Um dia, um paciente relatou-me, que fizeram um bolo e deixaram em cima da mesa. Ele olhou e prometeu não comer, mas era ‘’o bolo’’ e ele comeu!


A filha até interferiu dizendo: ’’Ele é teimoso, isso sim!’’ E eu perguntei à filha do paciente: ’’Você gosta de bolo?’’ Ela respondeu, de forma afirmativa. Então, para o ‘’golpe final da consciência’’(rs)...’’Você só olharia aquele bolo em cima da mesa ou o comeria?’’

(...)

Silêncio é considerado resposta!(rs)

Vamos lá!Escolhi um belo artigo desta revista: ’’Diabetes’’, da editora Alto Astral, para compartilhar com você hoje! Sim, vou falar novamente sobre diabetes, até porque estou constatando no hospital em que trabalho, que muitos pacientes estão tendo comprometimento nos rins e na visão, devido as complicações da falta de controle do diabetes.

Falarei sobre adoçantes. Falar de diabetes e controles, faz referencia aos adoçantes. Só que não é qualquer adoçante que se deve consumir. E sei que a maioria das pessoas desconhece os benefícios e prejuízos de certos adoçantes.

O certo, é que existem diferenças entre os adoçantes. Vou citar 5 tipos e mencionar suas propriedades e seus efeitos para a saúde. Ok?
(fonte: Juliana Cavaco - Nutricionista)

ASPARTAME:
Tem 200 vezes o poder de adoçar o nosso cafezinho de todos os dias. Não contém calorias, porém as pesquisas associam o seu uso ao aparecimento de câncer e Alzheimer.

SACARINA:
É produzida com óleo derivado do petróleo. Não contém calorias, mas contém sódio, o que é contra indicado para os hipertensos.

CILCLATO DE SÓDIO:
Derivado também, de um óleo que tem o petróleo como derivação. Ele não contém calorias podendo adoçar de 30 a 50 vezes. Porém, contém sódio. As pesquisas o associam ao aparecimento de câncer e tumores.

SUCRALOSE:
Extraído da cana de açúcar. Não contém calorias. Podendo ser consumido por diabéticos e hipertensos sem preocupação.

ESTÉVIA:
Tem o poder de adoçar cerca de 400 vezes mais que o açúcar. É 100 % natural. Não contém açúcar e nem calorias. Usado para quem deseja reduzir o peso.
Segundo a nutricionista Paula Gonçalves serve para diabéticos tipo 1 e tipo 2.

CUIDADO!!!!

Na revista Natura, uma pesquisa revelou que o uso em exagero dos adoçantes pode levar à intolerância à glicose, ou seja, o organismo não consegue produzir insulina ‘’suficiente para a quantidade de açúcar presente no sangue’’.

Dica de Hoje e alerta de saúde pública!!

Bjs,
Alda