segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Livro: Espiritualidade – Os recursos da alma para a cura dos sofrimentos e das doenças



Que livrooooo... Fantásticoooooo!! O nome do livro? Então, vamos lá... ’’Espiritualidade – Os recursos da alma para a cura dos sofrimentos e das doenças.

O autor é o teólogo Jean-Paul Simard e que foi lançado este ano pela editora  Paulinas. Li as 94 páginas ontem. Uma linguagem acessível e cativante.

Falar de doença, sofrimento, doença e espiritualidade não são algo tão fácil de falar, pois é preciso ter conhecimentos suficientes para não levantar polêmica e, o principal, fazer com que o leitor seja da religião que comunga ver Deus e não dogmas ou doutrinas em cada página.

Assim, Jean-Paul conseguiu fazer! Confesso, que ‘’fui levada’’ a recordar um momento muito difícil em minha vida- o adoecimento do corpo e do espírito.
Mas,através da fé e da ''contação'' de histórias superei e elaborei a doença e o adoecer. Sabe quando você só vê ‘’preto e branco ‘’ no seu jardim?

Pois é, assim me senti. Não conseguia ver cores nas flores do ‘’meu jardim’’, sorrir não fazia sentido e o ‘’você vai superar’’ não me fazia acreditar que era possível.

Sim, mesmo sendo terapeuta ocupacional, fui ‘’atingida pela rajada dos sentimentos negativos’’. Não  tenho vergonha de dizer que fui atingida, no entanto hoje, por incrível que pareça, sou agradecida por cada lágrima que rolou do meu rosto e por ter visto quem estava ao meu lado neste momento tão difícil.

Agradecida pelo quê? Pela maturidade emocional adquirida, pela renovação da fé, pelo brilho dos meus olhos (que ainda existe), após o lançamento do nosso livro ‘’Contos Terapêuticos – Á procura de respostas’’, que foi ‘’fruto’’ da cura do meu corpo e da minha alma.

Mas, vamos lá! Vou colocar, como faço, algumas reflexões contidas neste livro, que, sinceramente, se você puder ler na íntegra vai sair renovado(a) como fui!

Ø ‘’Quantos aspectos importantes da vida passam a ser questionados ao mesmo tempo: a família, o trabalho, os projetos, o gosto pela vida, a confiança no futuro!’’ (sobre o sofrimento e a doença)

Ø ‘’Uma pessoa com boa saúde é capaz de se adaptar às diversas situações da vida, feitas de frustrações e alegrias, de momentos difíceis de atravessar, de problemas a resolver’’

Ø ‘’ Por meio de sofrimento e da doença, a vida nos ensina’’

Ø ‘’ Às vezes, pensamos  que Deus não ouviu nossa prece, mas com mais frequência somos nós que não aceitamos sua resposta’’

Ø ‘’O tempo de Deus não corresponde necessariamente ao nosso’’

Super dica de leitura!

Bjs,
Alda