quarta-feira, 6 de julho de 2016

Eu quero desenhar uma mão!




Foi com essa frase que uma de minhas pacientes hospitalizadas expressou o seu desejo, em uma das sessões de terapia ocupacional. A atividade nesse dia seria de colagem.

O material seria grãos, cola, pranchas de isopor e canetinhas coloridas. Era uma atividade com objetivos porém, não havia tempo estipulado para o seu término e nem quais os matérias a serem utilizados, pois eles apenas foram expostos como recursos materiais.

Desde o primeiro momento, ela demonstrou felicidade ao ver as sugestões de materiais que poderiam ser usados na atividade. E foi logo falando: ’’Eu quero desenhar uma mão!’’
Mãos de quem? Foi a minha pergunta. Ela sorriu é disse: "As minhas!’’. Bem, ela fez a atividade e eu analisei.No final  refletimos juntas. Naquele mesmo dia, ela estava feliz.

Os edemas (inchaços) em suas mãos haviam diminuído. Por isso, já conseguia pegar seu copo para beber água. Qual a função das mãos? Perguntei. Ela respondeu: "Serve para dar adeus, pegar meu garfo para comer, jogar beijo e agradecer".

Qual seria o valor das suas mãos para você?

Bjs,
Alda