terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Livro: Cinderela Chinesa.


Que livrooooo!! Um dos melhores que li ano passado!! Sem dúvida alguma, a escritora e protagonista do livro, Adeline Yen Mah, tem o dom de tocar o coração através das palavras.


A autora conta a sua história de vida. A rejeição do pai e dos irmãos após a morte da mãe, já que ao dar a luz, ela faleceu. Eles a culparam por ter nascido e ter levado a mãe à morte.


Entre tradições da cultura milenar da China, ela conta que aos 3 anos de idade teve os pés amarrados com uma faixa ‘’bem forte’’.Com os dedos dobrados para baixo, ela ficaria com pés pequenos, o que na China antiga representava a chance de casar.

A origem deste ritual era da Dinastia Tang. Os pés ficariam femininos e bonitos. Ela hoje, ainda sofre com o ritual, tendo dores extremas nos pés.

Conta também, que para chamar a atenção do pai, esforçava-se muito para tirar boas notas na escola. Tanto que sua primeira medalha veio logo, na primeira semana de aula.

Seu pai ficou tão feliz, que a olhava. Seus irmãos não gostaram, tendo um deles feito uma pergunta que ela não soube responder. Como resultado, ele arrancou a medalha do peito e jogou longe.

O livro é uma viagem à China. Cheio de dialetos e explicações sobre culturas e tradições chinesas. A sensação é de que se esteja conversando com a autora.

Muito cativante e emocionante!!

Super dica de hoje!

Bjs,

Alda