domingo, 24 de maio de 2015

Livros Infantis: Coleção sentimentos.


Que bela coleção para às crianças.Estava eu e a ‘’mana abençoada’’ tentando resolver um problema no "modem". Saimos já tarde de casa e, no meio do caminho, algo aconteceu...Erramos o shopping!(rs)

A ‘’mana abençoada’’ até quis voltar no meio do caminho e eu disse que não é por acaso que as coisas acontecem. Verdade! Ao chegarmos ao Shopping Boulevard deparamo-nos, no térreo, com a venda de livros infantis.


Eu é claro fiquei empolgada e fui conferir as novidades. O estande era da Livraria Planetas Livros. Foi quando me encantei com algumas coleções. Neste caso, a que vou compartilhar hoje é a da coleção Sentimentos.

Ficamos buscando os temas como: Alegria, ansiedade, ciúmes, medo, raiva, saudades, solidão, tristeza e vergonha. A atendente, muito simpática, Larissa, até nos ajudou. Ela até perguntou se éramos professoras devido aos livros que íamos levar.

De boa vontade, começou a vasculhar em busca de todos os temas. Mesmo com sua boa vontade, não achamos: medo e raiva. Olha que reviramos e reviramos (rs).

Na hora, uma senhora apareceu e quando viu que estávamos buscando esta coleção, ela logo disse que também queria. Houve uma hora, que a ‘’mana abençoada’’ disse um deles e ela disse logo ‘’eu quero’’!

Bem, a coleção é da editora Cedic, os textos são de Fábio Gonçalves Ferreia.A partir de histórias, esta coleção tem como o objetivo ajudar a criança a lidar com os sentimentos.

Eu sempre digo que os adultos, muitas vezes, têm dificuldade de lidar com a saudade, com medos e tristezas. Imaginem uma criança!

Ah, o psicólogo clinico Claúdio Paixão Anastácio de Paula, doutor em psicologia pela USP, dá alguns bons conselhos neste livro, que vai ajudar os pais, educadores e cuidadores.

Vou falar um pouco de um dos livros no caso: "A Saudade!"

Segundo o psicólogo:

‘’Certa vez, disseram que a saudade é o amor que fica depois que alguém se foi. Essa é uma imagem bonita. Sentimos saudades de pessoas, de coisas, de lugares, de gestos e de situações que se foram e que apontam para um sentimento de solidão ao serem recordadas’’.

Vou citar um trecho de como começa o livro. Ok?

‘’Que coisa estranha é sentir saudade. É um sentimento diferente.Ele parece muito ruim.

Sentir saudade de alguém que não vemos há muito tempo é triste. ’’

Bem, como sou terapeuta ocupacional vejo a grande dificuldade que as crianças possuem em lidar com os seus sentimentos. Por isso, fica uma boa dica de leitura!

Vou terminar com outra reflexão do psicólogo clínico Cláudio de Paula:

'' Quanto mais rico for o repertório de experiências bonitas, amorosas e afetivas que uma criança reúna da sua infância, quanto mais ela o relacionar com a bondade e com valores elevados, éticos, justos, honrados e humanísticos (e com situações onde eles são praticados), maior será a chance de ela sentir saudades desses momentos quando se tornar adulta''.



Super dica de leitura infantil!
Belo presente para seu filho(a)!
Leitura e aprendizado.

Bjs,

Alda