segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Mauricio de Sousa e Ziraldo – Quadrinhos Educativos e a valorização do Professor.


Hoje, venho compartilhar com você, um dos melhores assuntos que gosto de ler e, creio também para quem gosta de histórias em quadrinhos. Nossos pais sempre nos estimularam a ler.

Lembro-me que, todas as vezes que íamos tomar injeção, éramos, na verdade, obrigadas. Ganhávamos então revistas em quadrinhos e palavras cruzadas ‘’picolé’’.

Tínhamos mais de 100 destas revistas em quadrinhos. Desde a turma da Mônica ao Popeye e a  de Tio Patinhas ao Mickey... Amávamos ler.  Por isso, o ‘’sossega leão’’(rs) para pararmos de chorar(rs).

O tempo passou e hoje a leitura faz parte do nosso dia a dia. Aprender, gostar e apreciar bons livros. Ler foi um dos melhores presentes que nossos pais nos deram na vida.

O texto fala, ou melhor, a revista tem como tema central, as histórias em quadrinhos. Cada artigo é um ‘’passeio ao tempo’’. Quem nunca leu um ‘’gibizinho’’ na vida? Quem nunca colecionou ‘’gibi’’?Quem nunca pensou em ser um super-herói?

Cito o mestre Ziraldo, o ‘’moço maluquinho’’, que criou o ‘’menino maluquinho" e que diz: ’’Menino tem, antes de tudo, que aprender a ler e escrever como quem respira. Com um detalhe: tem que aprender a gostar de ler, a descobrir que o livro é o melhor amigo...

Verdade! Pai que incentiva seus filhos a ler, por meio dos quadrinhos, acaba garantindo um bom leitor no futuro e uma pessoa que sabe expressar seus pensamentos e opiniões de forma mais concisa. O artigo de Matheus Moura fala das controvérsias enquanto linguagem ao longo dos anos.

Para uns, os quadrinhos são chamados de poéticos-filosóficos, por outros de fantástico-filosófico. Bom, o certo é que ele estimular a todos a pensar e a viver cada tirinha, desde, a criança ao adulto.

Assim como, citei um pensamento de Ziraldo quero deixar outro de Mauricio de Sousa, o pai da Mônica (Ops! Da Turma da Mônica): ’’Nosso lema é, em primeiro lugar, divertir o leitor. Conseguindo isso, podemos passar para a segunda etapa, que é transmitir valores de solidariedade, educacionais etc...’’

Nossa dica de hoje!

Bjs,

Alda