domingo, 3 de janeiro de 2016

Revista: Saúde é vital.


Quem gosta de estar bem informado sobre a saúde encontra nesta revista muitos assuntos interessantes.

Sempre gosto de compartilhar, por aqui e com os meus pacientes, o que aprendo nas leituras que faço aos finais de semana.

Digo durante os meus atendimentos terapêuticos aos meus pacientes hospitalizados, que a maioria de nós só dá valor à saúde quando adoece.

Antes, era ‘’ser der, eu vou ao médico’’, ‘’não tenho tempo’’ ou ‘’nem quero saber se tenho alguma doença grave’’. Negligência, descaso ou falta de tempo?

Não sei, só sei que algumas pessoas brincam com a saúde como se brinca de pira-esconde, ou seja, não quero adoecer. Então, fujo como posso.

Prevenção é o que devemos fazer para evitar doenças graves e debilitantes.Sempre digo para os pacientes,o ‘’ladrão já entrou na casa de todos da vizinhança e, por que você não colocou grade na sua casa? Agora que ele entrou, você vai se proteger?’’

A doença é assim. Não chega de uma hora para outra. Ela vem de um processo de adoecimento lento e gradativo, principalmente quem não tem o hábito de ter consultas médicas periódicas.

Pois bem, vou citar alguns assuntos que selecionei da revista para compartilhar hoje, no Diário das Gêmeas Paraenses. Lembrando que cada assunto contido na revista é bem acessível e rico de informações. Aqui só uma ‘’pincelada’’. Ok?

Vamos lá?

* ‘’Você sabia que leite de alpiste não  evita o sobe e desce da glicose no sangue, mas regula os níveis de colesterol e facilita o controle da glicose, segundo a engenheira de alimentos Michele Christine Machado de Oliveira,da Universidade Estadual de Campinas.

ALERTA: Não pode ser consumido de forma aleatória e abusiva, pois a casca do alpiste pode ‘’ser tóxica se consumida em excesso’’.

* ‘’Novas evidências indicam que a fé faz diferença na hora de lidar com problemas de saúde crônicos e comuns no envelhecimento’’.

* ‘’Ouvir composições clássicas antes de se deitar pode ser uma saída simples e efetiva para driblar a insônia.

Ah, antes que esqueça, existe uma grande reportagem dos finalistas e ganhadores do Premio Saúde 2015, enriquecido de muitas informações de pesquisas na área da saúde. Cito: "Apae de São Paulo, vencedora da Instituição do Ano com o Projeto de qualidade de vida aos Deficientes Intelectuais durante o envelhecimento‘’; ‘’Saúde e Prevenção - À caça do HPV nas mulheres indígenas’’; ‘’Saúde e Nutrição – Uso do whatsApp para falar sobre alimentação e combate a obesidade com as meninas’’. Entre outros temas, ‘’pra lá de interessantes’’.

Super Dica de Leitura!

Bjs,

Alda