quinta-feira, 19 de maio de 2016

Livro: Contos de Amor de loucura e de morte.



Quem foi Horácio Quiroga? Foi um escritor uruguaio que, tinha o dom de escrever contos de terror e fantásticos. Sim,ele teve a influência de Edgar Allan Poe, Guy de Maupassant e Tchekhov.

Confesso, que é um livro para quem gosta deste gênero literário.Na introdução do livro, existe o registro da vida e obra de Horácio. A grande maioria dos seus contos tinha como o ‘’pano de fundo’’ o espaço selvagem das fronteiras entre Argentina, Paraguai e Brasil.

Uma história de família trágica, marcada por muitos suicídios, que até penso que alguns personagens do conto trouxeram essa carga de sofrimento de perda e desolação.

O conto ‘’A galinha degolada’’, não foi algo que eu gostei de ler, até porque, conta a história de um casal que gostaria de ter filhos, mas descobriu as amarguras de não saber cuidar de uma criança especial.

Tiveram outros, no total de quatro filhos, sendo os últimos gêmeos. E, por fim, quando não tinham mais esperança de ter um ‘’filho saudável’’, nasceu uma linda menina.

Mas, eles foram negligentes desde o início com os garotos e quando a menina nasceu piorou a situação. Par ela todo amor e atenção e para eles desprezo e falta de amor.
Até que um dia o pior aconteceu...

Sim, o não gostar foi porque é um conto muito triste. Por incrível que pareça,  no final do conto me vi ‘’chocada" com o que aconteceu. Desde o inicio senti mal-estar por ver crianças especiais sendo rejeitadas e tratadas com animais.Eles até as chamava de ‘’idiotas’’ durante o desenvolver do conto.

No entanto, os contos deste grande escritor uruguaio possuem também este caráter de mexer com os nossos sentimentos. Temas como amor, loucura e morte são bem caracterizados.Algumas pessoas conconhecem histórias assim!Infelizmente!

Gostei de todos os contos, pois são brilhantemente escritos com uma atmosfera de terror fantástico.Contos são contos.Uns bem agradáveis e outros bem reflexivos.Sem preconceito é preciso ler com o ''olhar sem censura''!

Super dica de leitura!

Bjs,

Alda