segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Livro: Pergunte á Platão.


Um livro muito interessante: "Pergunte á Platão", de Lou Marinoff. É o mesmo autor de outro livro: ’’Mais Platão, menos Prozac’’. Este autor possui uma forma acessível de nos aproximar da Filosofia.


Foi difícil separar algumas das tantas reflexões, mas selecionei uma que vai fazer você repensar sobre a sua vida e sua relação com o mundo.

O certo é que gosto muito de filosofia, pois ela me faz refletir e repensar minha forma de ‘’olhar o mundo’’ ao meu redor, ajudando-me a melhorar minha relação com o outro e me permitindo a auto descoberta.

Vamos lá. Nesta terapia filosófica!

*‘’ A felicidade da vida depende da qualidade de nossos pensamentos’’
                                                   Marco Aurélio

O autor do livro pergunta: ’’O que nos faz pensar? ’’Sabe, até fiquei pensando alguns minutos e, a meu ver, seriam situações que vivenciamos no dia a dia ou não foram elaboradas no passado, que surgem quando estamos buscando resposta para algo, por exemplo.

Veja o que ele reflete sobre esse assunto:

‘’E os pensamentos chamados de lembranças? Quando você pensa em episódios da infância ou em pessoas que conheceu, como essas lembranças ficam guardadas?Se são estados eletroquímicos do cérebro, como se mantém? Se são moleculares, como são renovadas? Como você acessa esses dados sempre que quer e, quando envelhece,por que não consegue acessar tudo quando quer? E por que,no fim da vida,as lembranças mais antigas voltam com tanta clareza?’’

 Bem, ele diz que não é o seu cérebro responsável pelos seus pensamentos e sim a consciência e até diz que ‘’as mentes são fontes locais de consciência. O pensamento é a irradiação da mente... ’’

Eu até diria que,quando guardamos lembranças  mal elaboradas do passado, elas surgem em situações de questionamentos sobre a nossa vida em algum momento, como, por exemplo, quando você se encontra em dificuldades na realização de seus sonhos.

Sei, eu sempre coloco ‘’não elaboradas", porque tudo que você não consegue resolver no exterior, você projeta para o interior do seu ser. Daí, algumas pessoas ficarem deprimidas  ou desmotivadas, seja no campo profissional ou afetivo.

Ah,quero deixar claro que não falo de pessoas especificas aqui no Blog e sim da convivência que tenho com amigos,colegas de trabalhos, pacientes, pessoas que conheço em meu dia a dia e até aqui no Blog, que falam um pouco de si e compartilham de seus pensamentos.

Então, neste momento estar aqui no Blog Diário das Gêmeas Paraenses me faz pensar que eu e a ‘’mana abençoada’’ ainda temos um longo caminho para percorrer e muito a compartilhar com vocês...Uhuuuuuuu!

E você? O que o faz pensar?

Bjs,

Alda