terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Livro: 50 coisas que você pode fazer para combater a insônia.



Bem, jogue o primeiro travesseiro quem nunca teve uma noite mal dormida ou conhece alguém que sofre de insônia. Eu e a ‘’mana abençoada’’, já sabemos o que significa uma noite mal dormida... Acordamos com cara de urso panda (olheiras pretas em baixo dos olhos) rs rs rs.

Por isso, fiz uma reeducação de sono, se é que podemos falar assim. Tento dormir no mesmo horário, mesmo no final de semana, não vejo televisão à noite duas horas antes de dormir, saio do "note" 1 hora antes de dormir, não como doces depois das 18 horas (existem exceções é claro!), não tomo café e leio um livro antes de dormir (já apanhei de livro na cara, por cochilar, rs).

Estas são as minhas estratégias para evitar uma noite mal dormida, ou se possível, insônia. Mas, li este livro e achei boas dicas e resolvi compartilhar por aqui, no Blog Diário das Gêmeas Paraenses".

Vamos lá!

*  Fala que insônia seria a nossa dificuldade em dormir;

*  Cita dois tipos de insônia: a que faz termos dificuldade para dormir inicialmente e a de manter o sono após termos iniciado o processo de sono, o que seria acordar no meio da noite e não consegui voltar a dormir;

*  Cita que a insônia pode estar relacionada ao lado emocional, ao ambiente desfavorável no caso com barulhos, intensa luz, condições médicas, alteração do sono por medicações, entre outros.

*  Dar dicas: administrar o estresse, fazer um diário do sono (explica como), tornar o quarto um lugar propicio para o ato de dormir, incentiva passeios ao ar livre,rotina para deitar, levantar caso não consiga dormir, dosar a quantidade de açúcar consumido, entre outros.

Super dica de leitura!!!

Bjs,
Alda