quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Pense rápidooooooo

 



Um nome ?

Uma palavra?

Uma frase?

Um sentimento?

Um sonho?

Um desejo?

Família é ...

Meus amigos são...

Eu sou...

Deus é ...


Pois é, hoje fiz diferente! Costumo refletir e compartilhar meus pensamentos por aqui, no blog Diário das Gêmeas Paraenses, mas pensei e resolvi fazer estas perguntas para você.


Penso que precisamos ter as respostas "nas pontas da língua", como nossa mãe dizia, quando queria que respondêssemos rápido suas perguntas referentes às nossas lições escolares.


Porém, a vida também ‘’cobra respostas rápidas’’. Quem nunca ficou ‘’sem palavras‘’ para responder um e-mail, uma mensagem no ‘’zaps’’ da vida ou dar resposta ao outro, quando o assunto tem referência às nossas particularidades?


Ás vezes, ou melhor, muitas vezes, as comunicações ficam ‘’estremecidas’’ quando não conseguimos que o outro compreenda o que queremos dizer. Daí, só será uma questão de segundos para um desentendimento.


Bem, sou... Ops! Era muito impulsiva em minhas ações e na forma que expressava minhas emoções e ideias tudo ficava muito confuso para o outro, mas o curso de terapia ocupacional, me ‘’lapidou’’ e hoje sou muito observadora, ‘’muito na minha’’.


É preciso, ter cuidado ao falar e ao agir, porque um dia podemos passar uma ‘’mensagem errada’’ e quando isso acontece, as palavras podem ‘’se perder no tempo’’.


Como assim? Digo que, tudo que falamos ou escrevemos, fica registrado. Vou dar um exemplo: Imagine uma mãe dizendo ao  filho que ele é ‘’burro’’ não aprende quando ela olha para o seu boletim escolar.


Quase certo, que ela vai se arrepender de ter falado, mas a criança, infelizmente, terá registrado! Todos nós registramos,  desde pequenos, o amor e o desamor em forma de palavras e ações.


Registramos os carinhos ou as agressões, sejam verbais ou físicas.Se somos valorizados e incentivados desde crianças, seremos adultos confiantes do seu potencial de reação as adversidades, mas se a nossa autoestima for reforçada negativamente, então, seremos inseguros e pouco confiantes para lutar em busca dos nossos sonhos.


Portanto, antes de falar, pense rápido sobre os estragos ou benefícios de uma palavra ‘’jogada ao vento’’, porque ela pode ser um vento em dia de muito calor ou uma ventania que depois que for embora poderá ter feito estragos sem precedentes.


Alda  de Cássia

Foto: Arquivo Pessoal